Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Painel de Antigos Alunos da UBI fecha 4ª Edição das Jornadas de Comunicação
Luís Vieira e Inês Venda e Andreia Lima Silva e Micaela Nunes Silva e AAA · quarta, 17 de abril de 2019 · Continuado Comunicação Estratégica foi a temática em destaque e que trouxe antigos alunos, agora ativos nesta área, naquele que foi o último de dois dias de palestras organizadas pelo UBIMedia. |
Jornadas de Comunicaçao 2019 |
21946 visitas Foi no dia 10 de abril que se realizou, no Auditório da Parada, o segundo e último dia da 4ª edição das Jornadas de Comunicação, focado na temática da Comunicação Estratégica. A mesa de antigos alunos contou com a presença de Edgar Félix, atual videógrafo freelancer, Jorge Andrês Correia, gestor de comunicação e marketing na VIPUR, Ana Baía, relações públicas no Grupo NATURA IMB, bem como Jorge Alexandre Dias, fundador da GIC, agência de booking, produção e management. O primeiro orador da tarde, Edgar Félix, licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação Estratégica na Universidade da Beira Interior (UBI), teve as suas primeiras experiências com equipamentos audiovisuais na rádio da universidade, sítio este que fez surgir a vontade de começar a criar e editar vídeos. Atualmente, grava principalmente casamentos, o que permite que a gravação e edição de vídeo seja o seu trabalho a tempo inteiro. Jorge Andrês Correia, licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Viseu e aluno de mestrado em Comunicação Estratégica na UBI, foi o segundo orador da tarde. Depois de alguns projetos na área do jornalismo, passando pela Tribuna Desportiva e pela rádio Cova da Beira, decidiu, mais tarde, tomar o caminho da Comunicação Estratégica. Trabalhou na República Checa como consultor da empresa OKIN BPS entre 2015 e 2016, mas acabou por voltar a Portugal como Marketeer na empresa Glammfire. O seu percurso na VIPUR, empresa da região do norte focada em health care, começou em janeiro de 2018. Com todo este percurso, Jorge Correia afirma que “foi muito importante saber quais os meus limites profissionais para que no fim conseguisse saber o que realmente queria fazer”. “A minha aptidão para a comunicação veio desde muito cedo, sempre fui muito faladora”, foi assim que Ana Baía começou a sua palestra. Licenciada em Ciências da Comunicação na UBI, participou num projeto com a Câmara da Covilhã onde criou os conteúdos sobre a história e pontos de interesse da cidade neve para o Welcome Center. Foi na condição de rececionista do Hotel Lusitânia, que se lhe abriram as portas do mundo da hotelaria. Em 2016 começou a trabalhar como relações públicas no Hotel Puralã e no último ano no Sport Hotel, onde dá formação a todos os colaboradores do hotel e lida com todo e qualquer tipo de contacto direto com o cliente. O último orador deste painel, Jorge Alexandre Dias, é igualmente licenciado em Ciências da Comunicação pela UBI. Começou por ser locutor de rádio e jornalista, mas acabou por desistir considerando que “hoje em dia é mais difícil ter uma carreira como jornalista”. Tirou formações em booking, produção musical e marketing internacional com o objetivo de abrir novos horizontes. No entanto, Jorge Dias não se desapegou do jornalismo, afirmando mesmo que “o jornalismo e a rádio são a minha grande paixão”, mas hoje em dia considera que é muito importante que se seja “multifacetado” para estar apto a trabalhar em várias áreas da comunicação. Com o intuito de direcionar os estudantes para o que podem fazer com o seu futuro, os dois dias de palestras contaram com uma grande adesão, onde num ambiente afável e acolhedor passaram mais de quinze oradores das diversas áreas da comunicação. |
GeoURBI:
|