É no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde que se vão centrar as cerimónias de aniversário dos 24 anos ensino superior na Covilhã. A Universidade da Beira Interior assinala, a 30 de Abril, mais um ano de actividade.
O ponto alto das comemorações está marcado para as 17 horas com a atribuição do grau de doutor Honoris Causa a António Guterres. O antigo primeiro ministro socialista vem à Covilhã receber esta insígnia atribuída pela UBI, numa cerimónia que tem início marcado para as 14.30 horas, com o cortejo académico. Segue-se a Sessão Solene, às 15 horas, aberta pela intervenção de João Queiroz, reitor da UBI, pela outorga de Cartas de Agregação, imposição de insígnias doutorais, entrega de medalhas a docentes e funcionários que completaram, em 30 de Abril de 2010, 20 anos de serviço ou que até esta data se aposentaram, entrega de prémios escolares e bolsas de mérito e assinatura de protocolos.
Cerca das 17.30 horas, decorre a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a António Manuel de Oliveira Guterres. Uma cerimónia que irá também contar com a intervenção de Alfredo Bruto da Costa, como padrinho do doutorado e o discurso do novo doutor.
No que respeita às cerimónias solenes, estas vão ser encerradas com a intervenção de um membro do Governo. Está já confirmada a presença de Mariano Gago, ministro da tutela no dia da cerimónia. Pelas 17.30 horas decorre uma sessão de apresentação de cumprimentos ao doutor Honoris Causa.
Um dia de aniversário que termina, este ano, com um momento cultural oferecido à região. Na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, o maestro Luís Cipriano dirige o coro da Associação Cultural da Beira Interior e alguns músicos convidados que interpretam a obra “Missa Corpus”. O evento musical tem início marcado para as 21.30 horas e é aberto a toda a população.