Era uma partida decisiva para as aspirações da equipa de Sub-16 Masculinos, do Unidos do Tortosendo, na Taça Nacional. Contudo, a recepção do ED Viana, veio mais uma vez confirmar que a equipa nortenha é a principal candidata ao título.
Continua por derrotar a formação do ED Viana, apesar deste fim-de-semana, ter estado perto de terminar a sua invencibilidade. Frente o Unidos do Tortosendo, a equipa nortenha mostrou-se forte e com um ataque irrepreensível, como nos jogos que tem feito até aqui. Contudo, pela frente encontrou também uma formação que tem vindo a dar cartas nesta competição e o jogo disputado no Unidos foi um dos melhores desta época.
A equipa de Sub-16 masculinos do Unidos soube segurar as principais investidas do Viana e acabou mesmo por estar em vantagem no marcador. Os dois primeiros períodos foram momentos de grande equilíbrio, de tal forma que quando as formações saíram para intervalo, o Unidos estava em vantagem, com 33 pontos, frente aos 31 do Viana.
Contudo, nos dois períodos finais do encontro, as coisas acabaram por se complicar bastante para a formação da casa. Apesar de no terceiro período, o Unidos ainda conseguir manter alguma proximidade ao Viana, o último período foi contrário ao que até ali se tinha assistido. Os atletas da formação nortenha atacaram forte e o cansaço acabou por trair os jogadores da casa. A partida terminou com 52 pontos para o Unidos e 71 para o Viana, num resultado que não espelha, no geral, a partida.
Na próxima semana, a formação de Sub-16 Masculinos tem pela frente outro grande adversário. O Unidos recebe, no domingo, o SC Braga. Um jogo que terá lugar às 15 horas, no pavilhão do Tortosendo.
Na partida disputada pelas atletas da formação de Sub-19 Feminino, no Torneio do Vale do Tejo, o Unidos acabou por ter a única vitória da jornada. A visita ao Física de Torres Vedras, no passado domingo, resultou em mais um jogo ganho para o Unidos, com um resultado final de 31-38. Foi um jogo em que nenhuma das formações estiveram ao seu melhor nível, contudo foi muito disputado defensivamente resultando na baixa pontuação verificada.
Os Amigos do Basquetebol da Covilhã (ABC) visitaram o Eprami de Monção, com quem perderam por 67 – 39. No Dia do Trabalhador, o Pavilhão da Escola Básica 2/3 de Monção acolheu esta partida, a contar para a 13ª jornada da XIV Taça Nacional na categoria de Sub-18 Masculinos da modalidade.
Depois de 400 quilómetros de viagem, a formação da Covilhã avolumou mais uma derrota, num jogo sem emoção, sem vivacidade e em que o cansaço da viagem se fez sentir nas pernas dos atletas serranos.
O Eprami Monção bem cedo se adiantou no marcador aproveitando a falta de inspiração e “azar” dos jogadores do ABC num jogo que se previa equilibrado. Mas acabou por se verificar precisamente o contrário, com os jogadores da casa a imporem o seu jogo rápido e organizado controlando a partida desde o início até ao fim, aproveitando o desnorte dos visitantes.
Na próxima jornada, dia 8 de Maio, pelas 16 horas, o ABC recebem o Bragança no pavilhão da Escola Secundária Campos Melo, na cidade da Covilhã.