Na passada semana, duas das principais figuras da Universidade da Beira Interior foram reconhecidas por alguns órgãos externos à academia.
O reitor da Universidade da Beira Interior, João Queiroz, foi indigitado para a Comissão Permanente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). Um órgão que é composto por todos os reitores das instituições portuguesas e que tem nesta comissão, um grupo de trabalho com funções específicas e de elevada responsabilidade.
A comissão onde está agora também o reitor da UBI apoia o presidente do CRUP, sobretudo na condução de assuntos correntes daquele conselho, colabora também na preparação dos projectos de orçamento e nos relatórios de actividades e de prestação de contas. Para além destas áreas os seus membros podem ainda exercer outras funções, em competências delegadas pelo plenário.
João Queiroz foi indigitado para Comissão Permanente do CRUP, no passado dia 15 de Junho, numa reunião do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
Também Carlos Salema, presidente do Conselho Geral da UBI, foi nomeado vogal da Comissão Permanente de Contrapartidas pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A Comissão Permanente de Contrapartidas (CPC) é um órgão colegial de natureza executiva e integra-se no Ministério da Economia e da Inovação, e tem por missão definir e implementar a política nacional em matéria de contrapartidas e programas de cooperação industrial, bem como estudar, promover, avaliar e acompanhar a execução e fiscalização dos processos de contrapartidas ou de cooperação industrial, a desenvolver no âmbito de programas de aquisição de equipamentos e sistemas de defesa.