“Primeiros Sons” e “Curso de Técnico e de Aperfeiçoamento Vocal” são dois novos projectos da Banda Covilhã. Na próxima sexta-feira, 1 de Outubro, logo a partir das 10 horas, o edifício que acolhia a EPABI servirá de palco para um ateliê de instrumentos musicais de sopro e percussão. Esta iniciativa está aberta a todas as crianças e jovens das escolas da Covilhã.
No Dia Mundial da Música, a banda promove também um novo projecto intitulado “Música sobre Rodas”. Uma actividade “em que músicos estarão nos autocarros da rede urbana da Cidade da Covilhã e que interpretarão vários temas para os utilizadores durante os momentos de espera nas paragens. Um projecto que terá uma continuidade ao longo do ano de acordo com as diferentes épocas festivas, Natal, Carnaval, etc.”, avança José Eduardo Cavaco, presidente da Banda da Covilhã.
A partir das 18.30 horas, e segundo o comunicado da banda, é assinalada a abertura oficial da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã. Uma estrutura que “foi reforçada na equipa formadora e no projecto pedagógico” garante Cavaco. As inscrições para o presente ano lectivo terminam no dia 8 de Outubro.
O presidente da banda avança ainda com os “Primeiros Sons” e com o Curso de Técnica e Aperfeiçoamento Vocal. A primeira iniciativa “vocacionado para grávidas, crianças dos zero aos seis anos de idade”. Um evento que terá uma periodicidade mensal e que funcionará aos domingos de manhã.
Já no caso do Curso de Técnica e Aperfeiçoamento Vocal “consiste num curso de técnica e aperfeiçoamento vocal, tendo como responsável, um estudante de canto na ESART, tenor”, explica o presidente da banda. Do programa fazem parte duas aulas semanais, sendo uma para trabalhar repertório.
A terceira edição do Festival da Cherovia está já organizada. José Eduardo Cavaco garante que o evento terá lugar entre 28 de Outubro a 1 de Novembro de 2010. Desta vez, o certame decorre no Jardim Público.