Gerar um espaço de convívio e quebrar a solidão na vida do idoso foram os principais objetivos do almoço de Natal organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor, no dia 24 de dezembro. A instituição, que emprega 212 funcionário,s pretendeu com o evento aproximar a administração do utente e celebrar o espírito natalício.
No total foram realizados oito almoços/jantares de convívio de Natal, sete correspondentes aos sete setores da instituição, e um último jantar geral que reuniu todos os funcionários da entidade. Quintino Gonçalves, provedor da Casa da Misericórdia de Vila Flor, reconhece que é importante realizarem-se eventos desta natureza, uma vez que “enquanto concelho rural, Vila FLor deve aproximar os utentes e as localidades onde se encontram implementados os lares, à instituição central”. Este tipo de eventos é igualmente valorizado pois “a quadra natalícia diz muito às pessoas, nomeadamente aos mais idosos que têm familiares ausentes”, sustentou Gonçalves.
Bolinhos de bacalhau, empadão de bacalhau com grelos, arroz doce, farofas e bolo-rei foram algumas das iguarias que as pessoas puderam degustar ao longo do almoço. Zulmira Roças, de 90 anos, utente do lar da Casa da Misericórdia não gosta de estar num lar por requerer cuidados médicos, mas considera o almoço positivo para o convívio e para pôr a conversa em dia. Embora “o tempo da vida pese no corpo, não pesa na voz e ainda se vai cantando”, afirma Zulmira.
No período de crise que o país atravessa “devemos fazer uma reflexão sobre os 365 dias que estão a chegar ao seu final, e perceber que, se houve derrotas também houve vitórias, e se houve tristeza também houve alegria” afirma Quintino Gonçalves. Eventos deste género realizam-se para demonstrar que o Natal é sinónimo de família, de aproximação das pessoas e de união. Nesse sentido o objetivo do almoço de consoada “é fazer com que as pessoas se sintam próximas, e gerar o espírito natalício”, concluiu o provedor.
No final do almoço decorreu uma atuação musical de quatro elementos da orquestra de Mirandela, e foi ao som de violoncelo e de guitarras que se cantaram músicas de Natal. Cada mesa do almoço da consoada foi representada pelo membro da direção do seu setor na instituição. A adesão foi positiva, sendo considerada pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor a ação mais importante realizada ao longo do ano de 2011.
Tendo em conta a importância do Natal para a região, o Município de Vila Flor organiza um concurso de montras e presépios, cujo intuito é estimular a criatividade e o espírito natalício entre os participantes. O evento, que decorrerá até ao Ano Novo, conta com trabalhos realizados por todas as Freguesias e Instituições do concelho, nomeadamente com presépios feitos pela Santa Casa da Misericórdia.