.


 

.


Decisão do Governo
Fim à vista para
o Instituto de São Fiel



O aproveitamento turístico do edifício de São Fiel é, para já, a hipótese mais viável para evitar a degradação de um espaço emblemático do Louriçal do Campo

O Instituto de São Fiel, localizado na freguesia de Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco, vai encerrar as suas portas. A decisão, da responsabilidade do Ministério da Justiça, entidade tutelar da instituição, tem por base o reduzido número de jovens (20) que permanece naquele Centro de Reinserção Social insere-se numa área com cerca de 100 hectares, em plena Serra da Gardunha.
Os actuais ocupantes, serão transferidos para outro edifício do Ministério, também em Louriçal do Campo, o Centro de Recuperação de Toxicodependentes, conhecido por "Tapada da Renda". O protocolo de ocupação destas instalações termina no próximo mês de Setembro, altura em que se prevê a transferência dos jovens de São Fiel.
Apesar desta solução, a incerteza sobre o futuro a dar à estrutura física do Instituto persiste. O presidente da Junta de Freguesia, Manuel Pereira, promete não desviar os olhos desta questão: "É claro que depois de vazias, as instalações não podem ficar abandonadas. Seria um crime". A solução pode passar por um aproveitamento turístico do espaço. "Já temos em nossas mãos uma proposta nesta área, apresentada por uma empresa privada", revela Manuel Pereira.
Proposta que, entretanto, foi transmitida pelo presidente da Junta e pelo edil de Castelo Branco, Joaquim Morão, ao ministro da Justiça, António Costa. "O Governo não tem projectos para o espaço e está aberto a ideias, por isso o ministro pediu-me que lhe entregasse, em Abril, o plano, devidamente documentado, da viabilidade turística de São Fiel", confirma o autarca. E conclui: "Neste momento, o futuro do Instituto de São Fiel só depende de uma decisão governamental".

NC / Urbi et Orbi


 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda