.




 

 




This is hardcore
POR PEDRO JESUS


Numa altura em que os jornais especializados noticiam a proximidade da edição de um novo disco dos Pulp, é altura de fazer uma visita ao último e brilhante álbum destes ingleses, This Is Hardcore.
Neste registo, os Pulp, na voz do carismático vocalista Jarvis Cocker, fazem desfilar as habituais fobias e obsessões dos álbuns anteriores, criando letras que de tão especiais serem, quando ouvidas são imediatamente relacionadas a esta banda. Entre o conjunto das letras, encontramos desde uma elegia aos mais idosos, passando pela comparação de um romance a um mau telefilme até ao aborrecimento criado pela necessidade de lavar pratos. Estes exemplos servem para ilustrar três das mais fabulosas canções do álbum: Help the aged, Dishes e TV Movie.
O álbum é dedicado a todas as estrelas dos filmes que os Pulp nunca deveriam ter visto, servindo este conceito para criar um álbum em que a figura do cinema está omnipresente em todos os temas.
Uma vez mais, os Pulp aplicam o seu traço estético a todos os produtos ligados ao seu trabalho, pelo que o livrinho que acompanha o álbum está repleto de belas fotografias, a par de tonalidades rosa-choque, que servem para ilustrar dois dos conceitos que mais agradam aos Pulp: a grandiloquência e o kitsh. No caldeirão de referências da banda há ainda lugar para o glamour hollywoodesco dos anos 40 e 50, que de resto foi amplamente aproveitado nos videoclips que acompanham os singles saídos deste álbum.

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda