.


 

.


Autarquia lança concurso público para recuperação do ex-BNU
Um espaço nobre
para a cultura

O concurso público já abriu e o início das obras está planeado para o Verão. O ex-BNU, na rua António Augusto de Aguiar, vai finalmente ser recuperado. O objectivo é dotar a Covilhã de um espaço multifacetado e com infra-estruturas capazes de acolher condignamente as mais diversas actividades culturais.

Um espaço há muitos anos largado ao abandono prepara-se para uma operação estética cuidada e profunda, que o adaptará aos novos tempos e transformará numa das principais estruturas da cidade. O antigo edifício do Banco Nacional Ultramarino (BNU) vai ser completamente recuperado e restaurado. Um projecto que a autarquia classifica como "muito importante" e ao qual reserva um investimento que ultrapassa os 50 mil contos.
O ex-BNU está destinado a acolher os eventos que agora se realizam, à falta de outros espaços, no Salão Nobre da Câmara Municipal e no velho Teatro-Cine. Exposições, conferências, actuação de pequenos grupos de câmara, e outras actividades do género, serão canalizadas para ali, transformando o agora velho edifício no novo "espaço aberto" da Covilhã.
Do projecto existente, sabe-se que está planeada a total recuperação da fachada e o aproveitamento dos diversos andares do prédio, os quais não terão quaisquer divisões. O evento e a necessidade determinarão, na altura, a colocação de paredes e divisórias móveis, oferecendo um dinamismo invulgar ao local. Estuda-se, entretanto, a hipótese de ali incluir, além de galerias de arte, um pequeno auditório e até um restaurante.
O concurso público está a decorrer e o objectivo é que a adjudicação seja feita até ao Verão, de modo a que as obras possam prosseguir a par da remodelação do pelourinho, integrando assim a completa renovação e revitalização do centro cívico da cidade.






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda