.


.

 


Belmonte continua a celebrar com orgulho o facto de ser a terra em que nasceu Pedro Álvares Cabral

 

 

Presidente do Brasil ainda pode visitar Belmonte

Na presença do Comissário para as comemorações dos Descobrimentos, Romero Magalhães, o presidente da autarquia belmontense, António Dias Rocha, não perdeu a oportunidade para lançar o desafio, até agora recusado, de se concretizar na vila um "dia nacional muito mais significativo, com o impacte que o nome de Pedro Álvares Cabral merece". Desafio ao qual Romero Magalhães respondeu: "Actualmente, é muito difícil haver grandes manifestações públicas, salvo em ocasiões muito especiais" Contudo, o Comissário sublinha que a Comissão Nacional está a preparar um conjunto de festas para Belmonte, para os meses de Verão. "Nessa altura, Fernando Henrique Cardoso, presidente da República do Brasil, ainda pode visitar a terra natal de Pedro Álvares Cabral", revela Magalhães.


Uma iniciativa dos CTT e da autarquia de Belmonte
Selos comemoram Descoberta do Brasil

POR SÓNIA ALVES

Enquanto o comissário para as Comemorações dos Descobrimentos revelava que Fernando Henrique Cardoso ainda pode visitar Belmonte, a autarquia e os correios apresentaram selos, desenhos e um livro.

Para continuar a assinalar os 500 anos da descoberta do Brasil, a Câmara Municipal de Belmonte vestá a efectuar mais um conjunto de iniciativas. Desde terça-feira, 11, e até ao dia 30, a vila volta a animar-se com uma vasta panóplia de comemorações.
O lançamento do livro "500 anos da Descoberta do Brasil", de Max Justo Guedes, a apresentação nacional do selo comemorativo, bem como a entrega de prémios do concurso de desenho juvenil e a inauguração das exposições de filatelia "Encontro de Culturas" e dos desenhos "Pedro Álvares Cabral e a Descoberta do Brasil em 1500", foram as iniciativas que marcaram o dia de terça-feira. As cerimónias decorreram no Salão Nobre da Câmara Municipal de Belmonte, na presença de várias individualidades, entre as quais Dias Rocha, presidente da autarquia, Romero de Magalhães, comissário para as Comemorações dos Descobrimentos, José Arcos dos Reis, vice-presidente dos CTT, Luís Filipe Abreu, autor dos selos e o Bispo da Guarda, D. António dos Santos.

Câmara edita postal

A emissão filatélica "500 anos do Descobrimento do Brasil", da autoria de Luís Filipe Abreu, é composta por quatro selos de 52, 85, 100 e 140 escudos e a tiragem ronda os 2.250 exemplares. Os selos, emitidos pelos CTT, em conjunto com a Administração Postal do Brasil, começaram a circular em Portugal no dia da apresentação e, dentro de dias, podem ser adquiridos no Brasil. Em colaboração com a TAP Air Portugal os CTT vão também distribuir os selos aos passageiros dos voos Portugal-Brasil e vice-versa. "A chegada dos portugueses ao Brasil, o primeiro contacto com o universo descoberto, a procura dos recursos naturais e a institucionalização política do território descoberto", são as imagens representadas nos quatro selos.
O livro "O Descobrimento do Brasil", da autoria do oficial da Armada brasileira Max Justo Guedes, e editado na colecção Descobrir, com edição em Português e inglês, é uma obra dos Correios de Portugal, que pretende "contribuir para uma mais profunda compreensão das raízes históricas do Brasil e, consequentemente, da alma que enforma o relacionamento multissecular entre os povos irmãos de aquém e além Atlântico".
Relativamente ao concurso de desenho é de referenciar que o vencedor do primeiro prémio, Laura Gonçalves, de 11 anos, vai poder ver a sua obra editada em postal. Um lançamento a cargo da Câmara Municipal.

NC / Urbi et Orbi






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda