.


 

.


Sindicatos apelam à luta
"Salários no Interior não chegam à média nacional"

POR SÉRGIO FELIZARDO

O presidente da USCB/CGTP-IN, Luís Garra, faz um balanço positivo das iniciativas sindicais desenvolvidas este ano e promete endurecer a contestação por melhores salários.

"A luta dos trabalhadores portugueses por melhores salários e melhores condições de trabalho é para continuar e pode mesmo endurecer nos próximos tempos". O aviso é feito pelo presidente da União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB/CGTP-IN), Luís Garra, numa altura em que, a nível nacional, se preparam diversas greves, em vários sectores.
Na terça-feira, dia 11, em conferência de imprensa, a União de Sindicatos fez um balanço muito positivo dos protestos organizados durante os primeiros quatro meses do ano 2000 na região, nomeadamente ao nível das confecções e do sector dos têxteis e lanifícios. "Conseguimos algumas vitórias, outras iniciativas não correram tão bem, mas o que importa é alertar os trabalhadores para os perigos de um sistema que, principalmente em relação às questões salariais, os penaliza de uma forma cada vez mais brutal", realça Garra.

Combustíveis: "Não há pachorra!"

O recente aumento do preço dos combustíveis é, também, alvo de duras criticas por parte do dirigente sindical. "Já não há pachorra! Os aumentos propostos pelo Governo são completamente absorvidos por uma decisão que nem sequer foi equacionada na mesa das negociações com os sindicatos", acusa. Um comportamento que a USCB/CGTP-IN classifica de "inaceitável" e passível de "colocar em risco as próprias empresas, a sua competitividade e os índices normais de produtividade". "Nas zonas do Interior, como a nossa, os trabalhadores têm salários tão baixos que pode-se dizer que a luta não é por uma equiparação à média europeia, mas sim à nacional", conclui Luís Garra.
Para os próximos meses a contestação tem já algumas datas marcadas. Dia 9 de Maio paralisa a Função Pública, pelo que os sindicatos estão a sensibilizar todos os que tiverem qualquer tipo de manifestação de luta orientada para essa altura, a efectuem precisamente nessa data.

NC / Urbi et Orbi






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda