.


 

.


Ourém tem novo espaço cultural
POR DORA CONDE

"Som da Tinta" é o nome da livraria inaugurada dia 18 de Abril em Ourém, uma cidade situada a 13 quilómetros de Fátima. José Saramago um dos sócios fundadores do estabelecimento, foi uma das figuras que mais se destacaram no evento.

O dia chuvoso era pouco convidativo a saídas. Apesar deste cenário foram muitas as pessoas que acorreram ao edifício Monumental em Ourém. A razão era simples: Assistir à inauguração da Livraria Editora "Som da Tinta". "Por trás desta cerimónia está um sonho: o de ter em Ourém uma livraria" declarou visivelmente emocionado Sérgio Ribeiro, um dos sócios fundadores. "Este é o resultado de um trabalho que teve a contribuição de muitos amigos" continua aquele sócio.
Os amigos são os restantes 32 sócios, que conjuntamente com Sérgio Ribeiro investiram financeiramente naquele projecto. Contudo para aquele responsável o importante "não é a rentabilização do dinheiro investido, mas toda a componente cultural que ali se vai encontrar".
Para além de livros cujos temas são genéricos, aquele espaço promete exposições e serões de música. Na abertura oficial a Livraria "Som da Tinta" contou com a presença de Manuel Freire, autor de "Pedra Filosofal". O músico interpretou "Canções Possíveis" sobre os seus "Poemas Possíveis". Esta foi a forma de presentear o escritor José Saramago, um dos sócios fundadores da livraria e presente naquela inauguração.
O Nobel da Literatura ,que foi aliás uma das figuras mais abordadas durante o evento, viu ainda expostas algumas caricaturas e cartoons sobre si próprio.
Durante a inauguração foram leiloadas cinco serigrafias da autoria de Ricardo Chichorro, um pintor moçambicano. O leilão destes quadros, que renderam 370 mil escudos reverteu a favor de Moçambique, terra natal de Chichorro.






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda