.





 

 

 

            

              Brevíssima relação da  destruição das Índias 

 

 

POR PEDRO HOMERO                          

 

               O período histórico vulgarmente conhecido como 'Descobrimentos' é uma das épocas da história ocidental mais deturpadas pelos historiadores oficiais. O revisionismo não é prática exclusiva de fanáticos nazis ou de ultra-conservadores judeus, que, por exemplo, desmentem o genocídio dos arménios na II G. Guerra Mundial.
Para dizer a verdade, só uma minoria dos historiadores ibéricos é que parece ter objectividade suficiente para analisar os factos históricos daquela que é, certamente, a mais negra página da história ocidental até ao século XIX.
Um dos maiores contributos para a clarificação dos factos é precisamente esta 'brevíssima relação' de Frei Bartolomé de Las Casas. Livre de mentiras oficiais, este documento da época, escrito por um frade de olho aberto e coração verdadeiramente religioso, mostra com uma precisão e alcance notórios para a época, o esquema criminoso de eliminação sistemática da população indígena da América Central e do Sul. Com a objectividade e imparcialidade possível, Las Casas desfia o ror de atrocidades impossíveis de comemorar e derruba, num só lance, o mito de que a reacção ao crime quinhentista é recente. E assim talvez os historiadores oficiais possam reflectir sobre a equidade das suas afirmações.

 

                              

                                                                    
      

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda