.


 

Oficina de Artes Cénicas
Formação teatral na Beira Interior

POR JOÃO PAULO BRITO

"Está à ser excelente", "Fantástico", "Muito interessante", comentaram alguns dos participantes da Oficina de Artes Cénicas, que decorre de Março a Junho na sala multi-usos do Centro de Juventude de Castelo Branco.
Iniciativa do jovem actor António Abernú, esta oficina tem a duração de 60 horas (duas sessões de três horas por semana) e é financiada pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) - Delegação de Castelo Branco.
Considerada pelos participantes como uma experiência "muito boa", a referida oficina pretende abarcar áreas tão diversas como a expressão corporal, o trabalho de grupo ou a criação colectiva de pequenos textos. Na opinião do formador, uma das áreas que mais mereceu a sua atenção foi o trabalho de grupo, visto a faixa etária ser muito larga - varia entre os 15 e os 54 anos - e o facto das pessoas não se conhecerem antes do arranque deste projecto. Mas "partindo de um trabalho individual" foi "juntando-os até se constituírem como um grupo".
Este grupo bastante heterogéneo à nível profissional, tem ainda a particularidade de na sua constituição não contar só com pessoas da cidade, mas também de zonas vizinhas como Alpedrinha ou Sertã.
Apesar dessas diferenças, são unânimes em afirmar que "o trabalho de grupo tem sido muito bom", porque "é pela mesma coisa que aqui estamos", sublinha Margarete Casquinha, uma das participantes.
No final, os 10 formandos apresentarão o seu "Exercício-espectáculo", assim chamado porque "não há a preocupação das coisas funcionarem como um espectáculo com todos os seus itens". Terá cerca de uma hora de duração e é resultado de improvisações. O texto "fala de encontrar um tema para um espectáculo". Razão, mentira, vingança foram algumas das propostas, mas o tema ou os temas finais só serão conhecidos na apresentação pública no dia 8 de Junho, a decorrer pelas 22horas no auditório do Centro de Juventude de Castelo Branco.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda