O ministro da Saúde conheceu o modelo pedagógico do curso de Medicina
Ministro da Saúde visita Faculdade de Medicina
Recursos Humanos como exigência comum

O facto de no Centro Hospitalar Cova da Beira ser leccionada Medicina é um dos motivos apontados para a necessidade de mais recursos humanos nesta área. Um factor que segundo o poder local deve ser conjugado com a construção das instalações definitivas da Faculdade de Ciências da Saúde.


Por Catarina Rodrigues


Luís Filipe Pereira, ministro da Saúde, visitou na passada sexta feira, 14, a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior. Uma oportunidade para Manuel Santos Silva, reitor da instituição lembrar a necessidade de recursos humanos para uma melhor articulação da faculdade com os hospitais e centros de saúde. "Uma licenciatura em Medicina não se faz apenas na Universidade, faz-se fundamentalmente nas instituições de saúde", lembra o reitor acrescentando que "os meios humanos têm que ser reforçados para uma boa formação dos alunos".
A necessidade destes recursos na região é também uma opinião partilhada por Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã e por Miguel Castelo Branco, presidente da administração do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB). O administrador considera que nesta unidade de saúde "faltam cerca de 30 médicos" para um melhor funcionamento dos serviços. A este pedido, Luís Filipe Pereira respondeu com a criação e um diploma que deve ser aprovado a "curto prazo" em Conselho de Ministros. O objectivo é "fixar jovens em início de actividade no interior do País". A implementação desta medida pode passar, segundo o ministro por "incentivos financeiros ou outros".
Luís Filipe Pereira salienta que a existência da Faculdade de Medicina é já "um ponto de desenvolvimento na região e vai potenciar uma maior qualidade no serviço de saúde". O reitor da UBI considera também importante que "sejam dadas condições de trabalho aos profissionais e que através da ligação à FCS seja permitido o desenvolvimento da investigação e da progressão de carreiras".
O presidente da Câmara lembra que são necessários mais médicos, enfermeiros e professores, mas "isso deve ser conjugado com a finalização de estruturas físicas como a Faculdade de Medicina junto ao CHCB e as novas instalações da Unidade de Psiquiatria".


Aquisição de terrenos não impede Concurso Público Internacional

Santos Silva lembrou a necessidade de recursos humanos na área da saúde

"Não existem problemas para a implantação do edifício da Faculdade de Ciências da Saúde junto ao hospital". Palavras do reitor Santos Silva ao explicar que ainda há dois lotes de terreno em fase de aquisição. Trata-se de uma área envolvente para arranjos exteriores e a pensar numa posterior expansão da Faculdade. "No futuro terá que haver instalações de apoio não só para laboratórios mas também para residências, "explica Santos Silva.
A Universidade aguarda apenas uma resolução do Conselho de Ministros para proceder às escrituras, antes do visto do Tribunal de Contas. O reitor garante que "não há problemas financeiros", uma vez que a Universidade tem meios para adquirir essas parcelas. Santos Silva acredita ter a resolução dentro de um mês ou dois, mas faz questão de salientar que "estes terrenos não põem em causa a abertura de Concurso Público Internacional para a construção da Faculdade de Ciências da Saúde".
Na visita à UBI o ministro disse que esta matéria é da tutela de Pedro Lynce, ministro da Ciência e do Ensino Superior, mas acredita que "os assuntos estão bem encaminhados".
Luís Filipe Pereira visitou as instalações onde funciona actualmente a FCS com 120 alunos. No próximo ano lectivo entrarão mais cem. Foi ainda apresentado ao ministro o modelo pedagógico do curso que assenta em novos métodos de ensino. Trata-se de um modelo centrado no estudante que tem um papel activo na aprendizagem. Logo no 1º ano os alunos têm dois períodos de estadia no hospital e depois em centros de saúde. A partir do 3º ano toda a aprendizagem é feita no meio clínico. O ministro da Saúde assistiu ainda à utilização de novas tecnologias na formação dos alunos.

[Ver imagens do projecto da Faculdade de Ciências da Saúde a ser implantada junto ao Centro Hospitalar Cova da Beira]





Hospital Pêro da Covilhã
Sindicatos recebem ministro com protestos

Extensão de Saúde da Vila do Carvalho
"Um pequeno hospital"