DocLisboa na UBI






 



II Festival de Cinema Documental

Por Catarina Rodrigues

A Cinubiteca da Universidade da Beira Interior acolhe até ao próximo dia 29 de Outubro uma extensão do DocLisboa – II Festival Internacional de Cinema Documental. Assim, até à próxima sexta-feira são vários os documentários que podem ser vistos no anfiteatro I da UBI. Hoje, às 18 horas tem lugar “Autografia” de Miguel Gonçalves Mendes. Trata-se de um retrato íntimo de Mário Cesariny. Quarta e quinta-feira decorrem várias sessões com início marcado para as 11 e para as 18 horas, conforme consta no programa. Na sexta-feira, ao final da tarde, será possível assistir ao documentário “A Guerra no Iraque”, realizado por Leonor Areal e “Malmequer, bem-me-quer ou o diário de uma encomenda”, da autoria de Catarina Mourão.
A primeira edição do DocLisboa teve lugar em 2002 no Centro Cultural de Belém. Este ano a iniciativa decorre na Culturgest e apresenta filmes nunca vistos em Portugal, mas também debates e encontros informais. O DocLisboa está dividido em várias secções. São elas: A Competição Internacional, Para onde vai o documentário português?, Como entender o Médio Oriente?, Foco sobre Espanha e as Sessões Especiais.
A UBI alia-se assim a esta iniciativa proporcionando a todos os amantes do cinema documental a oportunidade de assistir a alguns dos melhores trabalhos realizados nesta área.

ver: SITE OFICIAL