O novo filme de Telmo Martins foi apresentado na UBI
Novo filme de Telmo Martins
Rupofobia em ante-estreia na UBI

Telmo Martins regressa às lides do cinema. Realizado em co-produção com a UBI, “Rupofobia” é o mais recente trabalho deste jovem realizador e constitui, desde logo, mais um marco na consolidação da sua carreira.


Por Rosa Ramos


Considerado pelo próprio realizador como um trabalho muito mais sério e pensado que os anteriores, “Rupofobia” partiu de uma anedota que o avô de Telmo Martins lhe insistia em contar, inúmeras vezes, ao longo da sua infância. Em jeito de brincadeira, Telmo diz que, na altura, não achava graça ao relato do avô. Na verdade, talvez não imaginasse, nessa idade, que a história que tantas vezes lhe era contada, desse origem, anos mais tarde, a um filme com a sua assinatura.
Depois de “Karma” (2002), “Sei de Tudo” (2003) e “Suspeita” (2004), “Rupofobia” é uma co-produção da UBI, em parceria com o Cybercentro da Covilhã. Cerca de 1500 euros chegaram para trazer ao público aquele que é considerado por Telmo Martins “o trabalho mais profissional” que já levou a cabo. Evitar que o filme caísse no registo de sketch foi a primeira dificuldade que se colocou à equipa envolvida no projecto. Não foi fácil evitar alguns clichés habitualmente associados ao registo cómico. Embora parta de uma história cheia de graça, “Rupofobia” vai mais além do mero registo anedótico.
Álvaro Faria, Luis Dias, João Morgado e Ana Gonçalves dão a cara nesta história de um empregado de mesa de um café, que se apresenta ao trabalho, logo no primeiro dia, de forma menos cuidada. Preocupado com o seu negócio e com a má apresentação do seu recém-adquirido subordinado, o patrão obrigada-o não só a cortar a barba e o cabelo, mas também a trazer amarrado ao órgão sexual um pequena corrente com uma argola, para que no acto de urinar, não contamine as mãos. Nesse mesmo dia, o empregado é confrontado com um cliente estranho e verdadeiramente obcecado pela limpeza. É a partir desse momento que se lembra de que algo poderá mudar a sua vida e a vida dos seus clientes. O desfecho de “Rupofobia” é hilariante.
Estão já agendados alguns projectos para este trabalho de Telmo Martins. Ao que tudo indica, “Rupofobia” será editado pela FNAC, no âmbito da selecção anual de curtas-metragens. Está ainda a ser estudada a possibilidade de exibir o filme em salas de cinema, já a partir de Setembro deste ano.
Até lá, trabalho não faltará a Telmo Martins, que, recorde-se, é aluno da licenciatura de Design Multimédia da UBI. O realizador confidenciou ao Urbi que está a ser pensada mais uma curta-metragem. Posteriormente, a aposta do jovem realizador irá no sentido da realização de uma longa-metragem.