Um dia dedicado à filosofia onde o núcleo de alunos da licenciatura inaugurou uma rua
Sexto empírico
O passeio dos filósofos

Dar nome a um lugar especial do campus universitário, promover o convívio entre os alunos e discutir a filosofia na actualidade foram alguns dos acontecimentos que marcaram as Dionisías 2005.


Por Eduardo Alves


Foi uma iniciativa pioneira, a do Sexto Empírico (Núcleo de Estudante de Filosofia) que Manuel Santos Silva, reitor da UBI espera ver repetir muitas vezes na instituição. As comemorações das “Grandes Dionísias 2005”, dia destinado a esta área do saber começaram com a inauguração do “Passeio dos Filósofos”.
A placa encontra-se junto ao acesso interior à Biblioteca Central da UBI, “até porque o local é calmo e convida à reflexão”, adianta Daniel Lopes, presidente do Sexto Empírico. A ideia de baptizar aquele local com o nome de passeio dos filósofos “partiu de alguns docentes e alunos”, confessa o mesmo. Depois foi amadurecer a sugestão, transmiti-la às entidades oficias e escolher um dia para a sua inauguração oficial.
O núcleo achou assim, por bem, agendar várias actividades que marcassem a actividade do núcleo e ao mesmo tempo “promover um outro tipo de actividades, não só de carácter escolar”.
Daí que, no passado dia 25 de Maio, o Sexto Empírico tenha reunido docentes e alunos “para um momento de reflexão mútua e diversão colectiva”. Na UBI foi então inaugurado o “Passeio dos Filósofos”. Uma cerimónia que contou com a presença de Santos Silva, o reitor da instituição e com representantes de vários cursos, assim como, alguns convidados exteriores à instituição. Esta iniciativa mereceu o reconhecimento do reitor. Segundo Santos Silva, “a UBI é também pertença dos seus alunos, os quais a devem sentir como uma segunda casa”. Santos Silva fez referência ao local escolhido e gracejou com o facto de “promover a reflexão e um melhor pensamento, tudo isto, no trajecto que dá acesso à biblioteca, um lugar de estudo por excelência”.
As Dionísias 2005 contaram ainda com a presença de António Braz Teixeira, professor da Universidade Autónoma, que veio apresentar uma conferência sobre a “Introdução ao pensamento de Álvaro Ribeiro”, Jorge Croce Riveira, docente na Universidade de Évora que falou sobre “Os estádios no caminho da verdade: o percurso teorético de José Marinho” e Paulo Tunhas, da Universidade Fernando Pessoa, que discursou sobre “A Crença e a Convicção”. O dia terminou com a “Ramboiada de Filosofia”, onde todos os amantes desta disciplina contaram com uma churrascada ao ar livre e com a actuação da tuna académica “As Moçoilas” e do organista Leonel Figueiredo.