No entender do município, o atraso na construção da infra-estrutura deve-se ao Governo
Celorico da Beira
Plataforma Logística
espera “luz verde” do Governo

A Câmara de Celorico queixa-se da demora do Governo em assinar o Plano de Organização da Plataforma Logística e emperrar todo o processo. Segundo a autarquia, este será o motor de desenvolvimento do concelho.


NC / Urbi et Orbi


O Projecto da Plataforma Logística Integrada Abastecedora do Interior e Beiras, promovido pelo município de Celorico da Beira, continua parado e à espera da ratificação por parte do Governo de José Sócrates. De acordo com a autarquia, o maior investimento privado da região e motor de desenvolvimento do concelho não pode avançar com a obra propriamente dita, nem com a projecção de 250 novos postos de trabalho directos, por precisar de uma assinatura do Conselho de Ministros para o Plano de Organização da Plataforma e para o Plano de Urbanização, dos quais depende.
Plano de Urbanização tem como objectivo converter os terrenos agrícolas em loteamentos industriais e expandir a área habitacional, por forma a estimular a actividade económica e financeira de diversos sectores, nomeadamente a construção civil. O empresário Fernando Tavares Pereira estuda já também a possibilidade de aplicar noutro local um investimento de 10 milhões de euros. Todavia, segundo o investidor, a falta de convergência e de promoção de sinergias junto da administração central dificulta o reconhecimento da “localização estratégica” de Celorico da Beira.
O presidente do município celoricense mostra-se já preocupado com o adiamento de todo o processo, na medida em que este “começa a ter repercussões negativas na saúde financeira de algumas empresas sediadas no concelho”.