Os stands da UBI foram dos mais concorridos na Covifeira
Covilhã em festa
Feiras animam cidade

Durante quatro dias a zona baixa da cidade, junto ao Jardim do Lago, foi palco de mais uma Feira de São Tiago. No pavilhão da Associação Nacional das Indústrias de Lanifícios (ANIL) realizou-se a 17ª edição da Covifeira.


Por Eduardo Alves


Este ano a Covifeira protagonizou algumas mudanças relativamente a anos anteriores. Durante quatro dias, de 20 a 24 de Julho, decorreu a 17ª edição desta feira que começou por ser comercial e industrial, mas ao que parece, por estes dias começa a apresentar novas temáticas.
Que o digam os alunos da licenciatura em Medicina da UBI. Os principais protagonistas deste certame com um stand onde foi possível a todos os visitantes medirem a sua tensão arterial, massa muscular e até realizarem o rastreio à diabetes.
Liane Carreira, aluna do quinto ano de Medicina fala sobre a experiência, em representação das dez colegas que participam nesta actividade. Segundo Liane “esta acção serve também para contactarmos com a população em geral”. Uma vez que, segundo a aluna finalista, “já temos um contacto muito bom com os utentes das unidades hospitalares, faltava agora darmo-nos a conhecer a toda a população”.
A acção “é um verdadeiro sucesso, e as pessoas são muito carinhosas”. Este stand que ficava “entalado” entre o expositor da UBI e o do curso de psicologia da UBI criou filas de visitantes que quiserem “um check-up rápido”.



Publicidade e pouco mais

Segundo os participantes, o certame serve mais para publicidade dos produtos

Quem não atraiu tantas atenções parecia ser o stand de Fabiano Gomes. Este industrial de metalo-mecânica descreve os certames onde tem participado, na região e no País, como “meros veículos de publicidade”, opinião partilhada pelo “vizinho” comerciante de mobiliário. Segundo estes empresários, “a crise está mesmo instalada” e as feiras deixaram “quase por completo” de ter a componente comercial, “onde se faziam alguns negócios” para passarem a ter uma utilização meramente publicitária.
Ao que parece a Covifeira não veio contrariar esta crise. Ainda assim, os participantes neste certame mostraram-se agradados com o número de visitantes “talvez mais por a feira ser de entrada livre”.