Durante o encontro, o candidato socialista apresentou as principais apostas na juventude
Jantar da JS
Vítor Pereira aposta na juventude

Num encontro que reuniu cerca de uma centena de militantes da Juventude Socialista, o candidato à Câmara Municipal da Covilhã apresentou o mandatário para a juventude. Neste encontro, Pereira avançou também algumas medidas a tomar nesta área, caso vença as eleições de Outubro próximo.


Por Eduardo Alves


Uma das áreas “onde menos se tem investido”, assim classificou Vítor Pereira, candidato socialista à Câmara da Covilhã, o trabalho que a autarquia tem feito na área da juventude. No passado sábado, 23, o deputado da Assembleia da República reuniu mais de cem jovens à mesa num jantar convívio onde se falou sobre os problemas que estão mais latentes no concelho.
Durante as intervenções, quer de Vítor Pereira, quer do presidente da concelhia covilhanense da Juventude Socialista (JS), José Miguel Oliveira, o actual executivo social-democrata foi bastante criticado.
Segundo os socialistas “existe uma lacuna a todo o tamanho, no que respeita à tomada de decisões na área da juventude”, no concelho da Covilhã. A maioria laranja que dirige a autarquia serrana “nada tem feito pelos jovens”, refere Vítor Pereira.
Para contrariar esta evolução negativa, o candidato socialista apresentou uma série de “medidas concretas”. Uma das bandeiras de campanha “vai ser a aposta nos jovens”. Vítor Pereira lembra que “foi o actual vereador socialista na Câmara da Covilhã a propor o Cartão Municipal da Juventude”. Uma medida então vetada pela maioria social-democrata. Para além desta medida “que será implementada”, o socialista pretende criar “um gabinete de juventude”. A estrutura vai servir de apoio a todos os jovens e “em vários sentidos”. Apoiar os estudantes com subsídios para manuais escolares, melhorar e aumentar as actividades desportivas e de lazer “e apostar em quantidade e qualidade nos eventos culturais próprios de uma cidade universitária” são também metas traçadas por Vítor Pereira e pela equipa socialista a concorrer à Câmara da Covilhã.

Mandatários apresentados

São já conhecidos alguns dos nomes que acompanham Vítor Pereira à Câmara da Covilhã. João Casteleiro, director clínico do Centro Hospitalar da Cova da Beira será o mandatário da campanha, João Carvalho, responsável pelo Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI) apresenta-se como mandatário financeiro e José Miguel Oliveira, líder da JS Covilhã será o mandatário para a área da juventude. De recordar que Rui Moreira, actual presidente da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI) é o candidato a presidente da Assembleia Municipal e João Carlos Correia docente no Departamento de Comunicação e Artes da UBI será o segundo na lista para a Assembleia Municipal. Este militante socialista vai ser também o responsável pela elaboração do programa a apresentar em Setembro próximo. Para tal está prevista a vinda de José Sócrates à Covilhã, como secretário-geral do PS em apoio à candidatura de Vítor Pereira.