Noivas de São Tiago
Tradição já não é o que era

Apenas seis casais aderiram, este ano, ao evento promovido pela Câmara Municipal da Covilhã. As Noivas de São Tiago percorreram algumas das principais artérias da cidade numa festa realizada todos os anos.

Por Eduardo Alves

Este ano, seis casais aderiram à iniciativa da câmara municipal

Ver fotos

Maria do Rosário de Brito, vereadora com o pelouro da cultura na autarquia covilhanense lembra que “o significado do casamento, para os jovens, já não é o que era”. Uma explicação que serve para justificar a meia dúzia de casais que este ano se inscreveram nas Noivas de São Tiago. Um evento promovido pela Câmara da Covilhã e que visa apoiar os casais com mais fracos recursos financeiros.
Retomada há cerca de cinco anos, esta iniciativa contou sempre com uma forte participação popular. As principais artérias do centro da cidade são embelezadas para a passagem do cortejo. Este evento cultural remonta à década de 60 do século passado e tem vindo a ajudar centenas de casais do concelho da Covilhã a dar o grande passo.
Várias entidades comerciais associam-se à iniciativa autárquica e em concurso interno são seleccionados vários casais.
Este ano, apenas seis se mostraram disponíveis para aceitar a ajuda da câmara. Segundo os responsáveis pelo evento, “o casamento na Igreja é uma cerimónia cada vez mais secundária para os jovens”. Daí que “existam outras prioridades na vida dos casais mais novos”.
Ainda assim, o edifício camarário foi decorado a preceito para receber as noivas. Depois dos cumprimentos dados pelo executivo camarário, o cortejo seguiu pela Rua Comendador Campos Melo até à Igreja de N. Sr.ª da Conceição, junto ao Jardim Público. A cerimónia, que sofreu o atraso da praxe, decorreu depois com todas as regras do protocolo.
No final, o copo de água foi servido numa unidade hoteleira da cidade. A autarquia comparticipa o evento e são várias as instituições comerciais que se associam a esta festa que ganhou já contornos populares. Mesmo com o número de participantes mais baixo dos últimos anos, os responsáveis referem que esta iniciativa é para continuar.