Monsanto vai ser palco de uma iniciativa inédita
Monsanto
Museu da Gastronomia
promove “Festival da Melância”

A estrutura museológica comemorou um ano de existência na realização de exposições e outros eventos culturais. Para os dias 14 e 15 de Agosto vai decorrer mais uma iniciativa: o “Festival da Melância”, onde o fruto estará disponível a preços muito acessíveis.


NC / Urbi et Orbi


O Pólo Museológico de Gastronomia de Monsanto celebrou o seu primeiro aniversário. O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Álvaro Rocha, e a presidente da associação “As Idades dos Sabores”, Maria Proença, apagaram a vela do bolo no passado fim-de-semana.
O autarca idanhense inaugurou igualmente, nesta ocasião, a exposição fotográfica “Europa à mesa” que estará patente no Museu da Gastronomia até 18 de Setembro Em parceria com o Museu Agropolis, em Montpellier, o Pólo da Gastronomia recebe a mostra, composta por 45 obras de Anne Testut, que retratam os rituais alimentares das famílias dos 15 países constituintes da União Europeia em 1993. Esta é a última das diversas exposições que já passaram pelo Solar Marquês da Graciosa (onde funciona o Núcleo) e pela Pousada de Monsanto.
A primeira, intitulada “Do lume à Mesa”, consistiu numa retrospectiva histórica da utilização do fogo pelo Homem, estando expostos vários utensílios de cozinha, fotografias e filmes. A pousada de Monsanto recebeu ainda diversos “Brinquedos de Lume”, emprestados pelo Museu do Brinquedo de Sintra.
Nos próximos dias 14 e 15 de Agosto, será realizado O “Festival da Melância”. Na iniciativa estarão presentes vários produtores a vender o fruto a preços convidativos. Os visitantes podem também deliciar-se com receitas de melância (sumo, granizado ou compota), que depois serão compiladas num pequeno livro, ou ainda assistirem ao concurso da maior melância.
Outro grande aposta do Museu da Gastronomia são os “Serões Nómadas”. Estes serões culturais iniciaram-se há já um mês, com uma noite de histórias gastronómicas, designada por “Contos da Mesa”. A tertúlia reuniu cerca de 70 pessoas junto ao forno comunitário, na aldeia de Monsanto. Está previsto que os serões se venham a repetir brevemente em Penha Garcia, durante as Jornadas Etnográficas.
O objectivo do Pólo da Gastronomia é estudar, preservar e divulgar a alimentação enquanto traço identitário de um povo. Para isso tem contado com a colaboração da associação “As Idades dos Sabores”, uma entidade que se dedica ao estudo e à promoção das artes culinárias.