Artesanato e comércio ganharam destaque em Seia
Artesanato em destaque
Feira de Actividades Económicas

Dois eventos culturais animaram a localidade serrana com um dinanismo fora do vulgar. Seia apresentou o que a serra tem de melhor e serviu também de ponto de referência a vários expositores vindos de pontos diferentes.


NC / Urbi et Orbi


O artesanato da Serra da Estrela esteve patente ao público, até domingo, 24, em Seia, na Mostra de Actividades Artesanais organizada pela Associação de Artesãos local (AASE). A iniciativa decorreu em paralelo com a FIAGRIS – Feira Industrial, Agrícola, de Serviços e Actividades Económicas do concelho.
A mostra, que abriu na passada quarta-feira, 20, contou com a participação de artesãos da zona da Serra da Estrela, mas também de oriundos de várias regiões do País e expositores estrangeiros, designadamente da Federação das Organizações Artesanais de Castilla y León (Espanha) com quem a AASE tem um protocolo de cooperação e intercâmbio. Estiveram ainda presentes artesãos da cidade francesa de Domfront, geminada com Seia, e do Brasil, Equador, Senegal, Rússia, Paquistão, Uruguai, Peru, Quénia, Marrocos, África do Sul e Moçambique.
Por seu turno, a FIAGRIS é organizada pelo Município em parceria com o núcleo de Seia da Associação Empresarial da Região da Guarda, Associação Comercial e Industrial do Concelho de Seia, AASE e Instituto de Emprego e Formação Profissional.
A FIAGRIS incluiu um sector designado por ExpoSocial, com Mostra de Serviços de Apoio Social e Potencialidades do Concelho de Seia, com a participação de 35 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que, segundo a autarquia, empregam na sua área 550 pessoas. Durante os cinco dias de duração, a FIAGRIS contou ainda com espectáculos musicais de artistas portugueses, designadamente Da Weasel, Tony Carreira, Isabel Campelo e Carlos Guilherme e Xutos e Pontapés.