Novos treinadores
Associação de Futebol
licencia meia centena de técnicos

Moreirense, Varzim e Beira-Mar prometem complicar o início do campeonato ao Covilhã. João Salcedas mostra-se pouco assustado e acredita que os “leões” ainda podem surpreender os “grandes”.

NC / Urbi et Orbi

Depois de dois meses de formação, a Associação de Futebol entregou os diplomas a 47 novos treinadores

A Associação de Futebol de Castelo Branco, procedeu, na semana, numa unidade hoteleira da cidade, à entrega dos diplomas a 47 novos treinadores de nível I, que ficaram habilitados a treinar equipas nos distritais e nacionais de iniciados e juvenis. No que respeita ao curso, os formandos ao longo de dois meses, receberam aulas de técnico-táctica, capacidades motoras, ciências do comportamento, medicina desportiva e primeiros socorros, leis do jogo, organização/política desportiva e organização de classe.
Luciano Almeida, secretário-geral da AFCB, lembrou que em breve os clubes distritais, terão de ter nas suas fileiras treinadores habilitados, dado tratar-se de uma exigência da Federação Portuguesa de Futebol e da UEFA, sendo pois objectivo primordial deste tipo de formação, “apetrechar os clubes de treinadores com habilitação, para que o futebol possa evoluir com qualidade, atingindo um patamar mais elevado”.
Entre os novos treinadores, encontra-se Elisabete Carvalho, que concluiu o curso com a classificação de Bom. Mostrando-se satisfeita pela conclusão das aulas, a nova treinadora considera o curso “bastante gratificante ao longo deste tempo”. A recém-formada técnica mostrou, porém, alguma mágoa pelo facto de ser o único elemento feminino a estar presente. “As mulheres deveriam frequentar com mais assiduidade estas acções de formação, porque também percebem de futebol, e até são praticantes”, remata.