Um dos mais conhecidos escritores portugueses foi estudado nesta tese de mestrado
Mestrado em Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica
Os regionalismos de Aquilino

Um dos patrimónios mais importantes de Portugal é cada vez menos estudado. A questão dos regionalismos e dos dialectos próprios de determinadas regiões é, por vezes, abordada nas obras de escritores de renome, como Aquilino Ribeiro, essas passagens foram agora estudadas numa tese de mestrado.


Por Eduardo Alves


Começou por estudar “O Caso da Aldeia” mas depressa a tese da autoria de Graça Castelo-Branco se alargou a todo o território português. Área essa abordada nas páginas escritas por Aquilino Ribeiro e que integram a obra literária deste escritor de renome.
A dissertação de mestrado dá pelo nome de “Linguagem Regionalista e Linguagem Popular em Aquilino Ribeiro” e “faz o levantamento dos regionalismos, e da linguagem que a isso conduz, na obra de Aquilino Ribeiro”. Este estudo na área da língua portuguesa teve como objectivo principal “averiguar se esta área da linguagem é assim tão importante, se tem uma dimensão grande nos trabalhos do escritor em apreço”.
Durante este trabalho académico, a autora utilizou algumas ferramentas essenciais a um estudo desta natureza, como dicionários e correctores ortográficos. Uma forma de dar maior rigor a todo o processo. Isto porque, as conclusões retiradas do estudo revelam que “não existem tantos termos e expressões populares na obra de Aquilino Ribeiro, como se poderia pensar”. Graça Castelo-Branco aponta para a existência de algumas expressões de índole popular e regional, mas “analisando vocábulo a vocábulo, não existem assim tantos”.
Ainda assim, a autora sublinha que nesta área “existiram bons trabalhos que não foram concluídos, como o Inquérito Linguístico Boléo, e o que é facto é que não houve uma continuidade desses estudos”. Segundo a autora desta tese, tal facto “poderá levar ao desaparecimento de todo um património linguístico nacional”.
O trabalho obteve classificação máxima conferida por um júri composto por João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria Antonieta, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Margarida Correia Ferreira, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.