A passagem pela Europa contempla a actuação em Portugal e na Bélgica
“Caetana”
Teatro popular do Brasil na Guarda

Novas linguagens e elementos da tradição popular estão presentes neste trabalho. CAETANA é uma peça colorida que depois de uma digressão no Brasil, se mostra agora a Portugal e à Bélgica.



O teatro pernambucano atravessou o Oceano Atlântico e veio mostrar a arte do nordeste brasileiro à Europa. A Guarda foi uma das cidades escolhidas para mostrar este trabalho que estará em cena no próximo dia 29 de Julho, no teatro municipal da cidade. As actrizes Lívia Falcão e Fabiana Pirro estarão em digressão por Portugal e Bélgica para uma nova etapa de apresentações de uma comédia teatral.
CAETANA é a identidade da morte, inspirada na obra do dramaturgo Ariano Suassuna (Auto da Compadecida; Lisbela e o Prisioneiro), aqui interpretada por Fabiana Pirro. Lívia Falcão interpreta o papel de Benta, uma “encomendadora” de almas que, após indicar o caminho do além a outros, se vê diante do seu próprio encontro com CAETANA. As almas anteriormente “encomendadas” por Benta aparecem para um divertido reencontro com a curandeira em forma de bonecos. São esculturas volumétricas, utilizando materiais reciclados e alternativos, misturados com elementos puros da tecelagem usada no interior do Nordeste por artesãos e bordadeiras. Ao todo, são cinco bonecos, todos desenhados e concebidos por Moncho Rodriguez, que também assina o texto, em parceria com o poeta Weydson Barros Leal, que estreia com destaque na dramaturgia teatral.
Tomando como base a pesquisa desenvolvida pelo encenador Moncho Rodriguez durante mais de três anos na procura de novas linguagens para o teatro do nordeste brasileiro, a encenação pretende resgatar elementos do teatro das tradições populares e transformá-los em linguagem renovada de contemporaneidade.



Cor e diversão

Um espectáculo que se pauta pela variedade de interpretações

Desde sua estreia em Julho de 2004, a peça já pisou vários palcos e ao todo acumulou cerca de 20 mil espectadores que tiveram a oportunidade de conferir a actuação irreverente das actrizes Lívia Falcão e Fabiana Pirro. O desempenho valeu-lhes este ano o Prémio APACEPE de melhor actriz e actriz coadjuvante, consecutivamente, no projecto “Janeiro de Grandes Espectáculos”. O prémio também foi conferido às categorias figurino, maquilhagem, produção e ainda o Especial do Júri quanto dramaturgia para o encenador Moncho Rodriguez e o poeta Weydson Barros Leal, autores do texto.
O sucesso da montagem rendeu inicialmente o convite da produção do Festival Internacional de Gigantones, de Palmela em Portugal, passando a outras cidades portuguesas e estendendo-se ao Festival de Teatro e Música de Mons, na Bélgica, cujo curador Daniel Cordova esteve no Recife, recentemente, para assistir à peça e formalizar a participação da montagem pernambucana no referido evento.
Junto da equipa, mais de 400 quilos de bagagem vieram complementar a digressão. São tecidos, velas, bonecos gigantes, tubos de ferro, roupas e toda estrutura necessária para não descaracterizar a proposta popular do espectáculo.
Numa parceria com a produtora pernambucana Ateliê Design & Vídeo e a agência de fotografias Imago, esse projecto tem em paralelo mais uma vertente: a produção do documentário “CAETANA”, iniciado pelas lentes do realizador Léo Crivellaire e Marcelo Barreto e agora com a participação do cineasta argentino Santiago Harte, produtor de “Caroneiros” que, juntamente com a Lívia, assina a direcção do filme na etapa europeia.

Mais informações em:
http://www.tmg.com.pt/