Dia Internacional do Idoso
Uma Festa Especial

Com o fim de comemorar o Dia Internacional do Idoso, a Câmara Municipal da Covilhã e a Junta de Freguesia de Santa Maria organizaram um convívio entre os idosos de todas as freguesias do concelho. Esta iniciativa teve lugar no passado dia 1 de Outubro no pavilhão do CDC dos Penedos Altos. Um encontro que contou com vários idosos que se reuniram para uma festa diferente.

Por Ana Gouveia

O pavilhão do CDC foi pequeno para tantos idosos do concelho que acorreram à festa

A Câmara Municipal da Covilhã e a Junta de Freguesia de Santa Maria associaram-se para a realização das comemorações do Dia Internacional do Idoso. Esta iniciativa foi alargada a todas as freguesias do concelho da Covilhã para que todos os idosos pudessem gozar o dia dedicado a eles. O CDC dos Penedos Altos foi o local disponibilizado para a grande festa, que teve início às 15h no passado dia 1 de Outubro.
Devido ao local onde se realizou o evento, nem todas as pessoas tinham transporte, por isso mesmo foram disponibilizadas carrinhas para o efeito.
No começo do evento foi enunciada cada uma das freguesias participantes, ao mesmo tempo que as pessoas aplaudiam a sua freguesia (Freguesias de Santa Maria, Teixoso, São Martinho, Vila do Carvalho, Conceição, Orjais, Tortosendo, Unhais da Serra e São Pedro). Todos os idosos se apresentaram à hora combinada. O entusiasmo e a alegria eram evidentes em todos os rostos. “É melhor do que esperava”, “ Estou muito feliz com esta festa”, referiram os idosos que passam a maior parte do seu tempo em casa à espera da visita dos familiares.
Momento emocionante para todos os presentes foi a entrada no pavilhão do presidente da Câmara, Carlos Pinto que todos aplaudiram. Antes de começar toda a animação muito aguardada por todos os presentes, tiveram lugar os discursos do presidente da Freguesia de Santa Maria, António Rebordão, e do presidente da autarquia, Carlos Pinto. “ Era necessário fazer muito mais pelos idosos da Covilhã, eles merecem e eu vou continuar com este tipo de iniciativas” disse António Garcia Rebordão.
No seu discurso, Carlos Pinto salientou a preocupação que sempre demonstrou com os cidadãos do concelho, nomeadamente com a criação do Cartão do Idoso, que possui várias regalias, como os transportes gratuitos por toda a cidade. Desta forma, o autarca relembrou todos os cuidados e iniciativas que teve para com os idosos e pretende continuar a aumentá-las. “Estou sempre ao serviço dos covilhanenses, orgulho-me por vós e por esta Terra”, mencionou Carlos Pinto.
Durante a tarde houve música para animar todos os presentes, com a presença de Mário Gil, Victor Costa – Trio Musical e os Cantares de Unhais da Serra. Muitos dos idosos já nem se lembravam da última vez que dançaram, daí o entusiasmo e boa disposição entre todos.
Com o intuito de agradecer e enaltecer esta iniciativa, foram entregues diplomas e medalhas a cada um dos colaboradores desta festa, entre eles a vereadora da Câmara da Covilhã, na área da acção social. Também os idosos foram homenageados pelo Dia Internacional do Idoso com lembranças, t-shirts e bonés.
No final da tarde, reuniram-se os aniversariantes do mês de Setembro e cantaram-se os “Parabéns” a todos. Como já é hábito desde o início deste ano, a Junta de Freguesia de Santa Maria comemora o aniversário de todos os idosos, no final de cada mês.