Os processos tradicionais de produção de azeite vão ser retratados no museu
Proença-a-Velha
Antigo Lagar transforma-se em Museu

A infra-estrutura conserva todos os seus utensílios e máquinas. E irá mostrar como se faz o azeite.


NC / Urbi et Orbi


O antigo lagar da freguesia de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, abriu portas depois de ter sido transformado num Museu do Azeite. O espaço do antigo lagar de Proença-a-Nova foi adquirido e recuperado pela autarquia local e mantém todos os equipamentos utilizados no passado para fabrico de azeite, um dos produtos mais abundantes daquele concelho raiano.
"Em Idanha, podia não haver pão para comer, mas havia sempre o azeite da região", lembrou Álvaro Rocha, presidente da Câmara Municipal.
"Os mais velhos com certeza lembram o tempo em que deixavam a azeitona no Lagar de Proença-a-Velha. Agora é a vez de os mais novos saberem como antigamente era produzido o azeite", disse o autarca, para justificar a importância do museu.
Além de ter sido mantido o aspecto rústico, uma das palheiras foi transformada em galeria de exposição onde, no futuro, se pretende sintetizar o percurso histórico e a tecnologia tradicional ligada ao azeite. No museu estão representados os três sistemas tecnológicos fundamentais usados na extracção de azeite em Portugal – com prensa de varas, de parafuso central e prensa hidráulica.
No espaço museológico, pode também ser encontrado o livro "Tecnologia Tradicional do Azeite em Portugal", de Benjamim Pereira. O autor esteve fortemente ligado à recuperação do Núcleo de Azeite de Proença-a-Velha, em torno do qual se organizou a pesquisa para o livro.