A Santa Casa da Misericórdia do Fundão foi uma das entidades fundadoras do hospital
Entre 15 e 21 de Outubro
Hospital do Fundão comemora 50 anos

Várias actividades marcam as comemorações de meio século de existência desta unidade hospitalar. Concertos, inauguração de uma biblioteca e de uma sala de ensino para os alunos de medicina da UBI são algumas das actividades.



O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) e Câmara Municipal do Fundão, vão assinalar o quinquagésimo aniversário do Hospital do Fundão, com um conjunto de iniciativas que decorrerão entre os dias 15 e 21 de Outubro.
Exposições de pintura e artes plásticas, actuações dos alunos da Academia de Dança e Música do Fundão e inauguração de uma biblioteca e de uma sala destinada aos alunos de Medicina da UBI são as principais acções realizadas nos dias comemorativos da efeméride. Para dia 16 está marcada uma sessão solene comemorativa que tem lugar às 15 horas, com celebração eucarística presidida pelo Bispo Coadjutor da Guarda, D. Manuel Felício e intervenções do presidente da Câmara Municipal do Fundão, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão e do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira, esta cerimónia tem lugar nas instalações do hospital.
Esta estrutura foi inaugurada em 16 de Outubro de 1955. Nessa altura o Hospital do Fundão sucedeu ao antigo Hospital da Misericórdia erigido em finais do século XIX.
Em 1975 o edifício foi objecto de obras de ampliação, nomeadamente para instalação de uma nova zona de internamentos e maternidade e adaptação de quartos particulares para enfermarias. A sua gestão estava, então, confiada ao sector assistencial da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, situação que se manteve até 13 de Abril de 1976, tendo sido integrado na rede oficial dos hospitais portugueses a 3 de Janeiro de 1981 através da Portaria nº3/81. A 17 de Fevereiro de 1983 foi-lhe atribuída a categoria de Hospital Distrital e passou a ser gerido por uma Comissão Instaladora até 1991, aquando da posse do primeiro Conselho de Administração. Em 1999 foi integrado no Centro Hospitalar Cova da Beira.
Após obras realizadas no Serviço de Urgência, teve início nos últimos três anos um programa de obras de remodelação, com vista à melhoria das instalações e adaptação de espaços necessários ao início de actividade de novos serviços. O projecto contempla ainda a climatização de todo o hospital e remodelação das instalações dos serviços já existentes.
Este processo de revitalização, que “permitirá uma melhoria significativa da oferta de cuidados de saúde prestados à população, irá prosseguir com a instalação de duas novas unidades inexistentes na região: Oncologia e Infecciologia, uma unidade que servirá toda a população da Cova da Beira e do Distrito de Castelo Branco”, referem os responsáveis.