Segundo a tese apresentada na UBI, o exercício físico ajuda a obter bons valores de tensão arterial
Mestrado em Ciências do Desporto
Exercício físico para baixar a tensão

Um método inovador de exercício físico foi apresentado na UBI. O autor da mais recente dissertação de mestrado na área do Desporto adianta alguns movimentos para baixar a tensão arterial.


Por Eduardo Alves


A trabalhar com 21 idosos de um lar de Belmonte, Luís António Videira conseguiu uma redução substancial na pressão arterial dos mesmos, “sem que estes recorram a medicamentos”. Segundo a tese defendida por este investigador, bastam alguns movimentos e um pouco de exercício físico para que se obtenham bons resultados.
Em, muitos casos, os idosos “estão institucionalizados”, daí que exista o hábito de “tomar medicamentos e fazer pouco exercício físico”.
No estudo em causa foram usadas técnicas simples de exercícios físicos, “aquilo que se pode definir como andar e não sair do mesmo sítio”. Luís Videira explica que basta o movimento semelhante ao dos passos, acompanhado “pelo balançar dos braços”, para que a tensão dos mais velhos apresente diminuições. Uma tese intitulada “ Efeitos de um Programa de Exercícios Cardiovasculares sobre a Aptidão Física e Pressão Arterial em Idosos Institucionalizados” foi aprovada pelo júri constituído por Duarte Luís de Freitas, professor catedrático da Universidade do Minho e Fernando Franco de Almada, professor associado da Universidade da Beira Interior.