Castelo Branco recebe
Os melhores acordeonistas do mundo

A cidade albicastrense acolhe esta semana a Taça Mundial de Acordeão, que irá juntar os melhores tocadores deste instrumento. É a primeira vez que esta competição se realiza em Portugal.

NC / Urbi et Orbi

Durante toda a semana, o acordeão será o centro das atenções

Castelo Branco desde hoje, 25, e até domingo, 30, recebe a Taça do Mundo de Acordeão, onde estarão presentes os melhores executantes do mundo daquele instrumento.
Trata-se de uma prova que, sendo da responsabilidade da Confederação Internacional de Acordeonistas, decorre pela primeira vez em Portugal, numa iniciativa do Conservatório Regional albicastrense, em parceria com a Câmara de Castelo Branco. As últimas três edições da competição tiveram lugar em França, Hungria/Eslováquia e Dinamarca.
Carlos Semedo, coordenador da organização do evento e director artístico do Conservatório Regional, explica que o facto de haver muitos alunos na cidade e desta possuir o único curso superior de acordeão do País, na ESART - Escola Superior de Artes do Politécnico albicastrense, terá pesado nesta decisão da Confederação. Para além da ESART a nível superior, também no Conservatório se aprender a tocar acordeão.
Segundo este responsável, o Conservatório começou a preparar a organização deste evento há cerca de 3 anos, tendo a Confederação Internacional verificado que a cidade tinha todas as condições, nomeadamente, centralidade na sua localização geográfica, bem como boas acessibilidades e oferta hoteleira.
Classificando a “Coupe Mondiale” como uma espécie de Jogos Olímpicos do Acordeão, Carlos Semedo considera que “Castelo Branco vai ser a referência mundial do acordeão”.
A edição de 2005 da Coupe Mondiale vai ter a concurso seis categorias.
Durante os cinco dias de concertos, a decorrer no Cine-Teatro Avenida e Governo Civil, o público vai poder assistir a performances variadas, “desde a música clássica a tangos”. A 58ª edição da competição musical deverá acolher entre 80 a 100 concorrentes.
Para Paulo Jorge Ferreira, docente do Conservatório Regional e vice-presidente honorário, em 2005, da Confederação Internacional de Acordeonistas, “este acontecimento pode levar as pessoas a conhecer melhor a realidade do acordeão a nível mundial”, constituindo-se uma oportunidade de “captar o interesse de pais e alunos para a aprendizagem do acordeão”.
Já Joaquim Morão, presidente da Câmara de Castelo Branco, manifesta o seu orgulho em poder acolher a competição recordando “a grande tradição que o instrumento possui na região.