O festival de cinema apresenta este ano um número recorde de participantes
Cine’Eco 2005
Recorde de participações

Teve inicio na passada sexta-feira, 21, em Seia, a 11ª Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela. Uma iniciativa que já ganhou pergaminhos a nível nacional e que este ano tem o recorde de participação.


NC / Urbi et Orbi


Foram 168 os filmes, oriundos de 40 países, que concorreram este ano à 11ª Edição do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, que se iniciou na passada sexta-feira, 21. Um recorde de participações, já que este número nunca tinha sido atingido, num festival que tem o seu fecho marcado para o próximo dia 30.
Agora, o júri escolheu as 60 que irão concorrer às campânulas e montantes financeiros dos prémios, que ascendem a um total de 16 mil euros. Um júri que conta com figuras de renome nacional e internacional, como directores de festivais de cinema em Itália, Estados Unidos e Brasil, por exemplo. Um dos nomes que está confirmado é o do o do jornalista da SIC Mário Augusto, que coordena e apresenta na SIC Notícias um programa dedicado à divulgação das estreias de cinema (35mm) e que é sobejamente conhecido pelo facto de fazer inúmeras entrevistas às estrelas de cinema de Hollywood. Mário Augusto é também autor de um livro dedicado ao cinema intitulado “Nos bastidores de Hollywood”, onde descreve algumas histórias e segredos das estrelas da sétima arte.
Quanto aos filmes, segundo o programara divulgado, via Internet, pela organização, chegam das quatro partes do mundo. Há películas de Espanha, Argentina, França. Croácia, Bósnia, Nova Zelândia, Inglaterra, Bélgica, Costa Rica, Rússia, Letónia, Moçambique, Noruega, Itália, Alemanha, Brasil, Irlanda, Malásia, Venezuela, Irão, Suécia, Holanda, Austrália, Hungria, República Checa, Japão e, claro está, Portugal.

Actividades paralelas durante o evento

Para além do evento em si, a Câmara Municipal de Seia preparou todo um programa de actividades a decorrerem em simultâneo com o festival. Logo na cerimónia de abertura, realizada, sábado, 22, teve lugar um concerto de jazz com Leo Gandelman e a sua banda, oriundos do Brasil e que no Cine’Eco encerram a sua digressão por Portugal. Está previsto para a cerimónia de encerramento e entrega de prémios, no dia 29, um concerto do Grupo de Metais do Conservatório de Música de Seia.
No que toca à matéria ambiental, que é a base do Festival, destaque para uma caminhada pelos “Trilhos da Serra”, a realização de uma palestra sobre o tema “Agenda 21 local e crescimento sustentável”. Para o efeito a autarquia convidou o grupo CIVITAS, da Faculdade de Ciências e Ambiente da Universidade Nova de Lisboa, coordenado pelo professor João Farinha. O município, tendo em conta que no País, em conjunto com Mértola, foi o primeiro a assinar o Compromisso de Alboorg (Dinamarca), vai procurar que, nesta edição do Cine’Eco, se associem os princípios de Alboorg às temáticas dos filmes a concurso.
Para além das diversas películas que estarão em competição, o evento contará com diversos ciclos temáticos que decorrerão nos diversos espaços da Casa Municipal da Cultura, onde serão exibidos filmes de intensa reflexão, abordando temáticas como a Equidade e Justiça Social (pobreza e exclusão social), assim como as grandes alterações climáticas do planeta.