O secretário de Estado da Educação pretende que esta medida ajude a combater os maus resultados escolares
Melhorar notas a Matemática
Valter Lemos apresenta programa

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, presidiu na passada semana, no auditório da Escola Superior de Educação, em Castelo Branco, à apresentação do Programa de Acompanhamento e Formação Contínua em Matemática para os professores do 1º Ciclo – Ensino Básico.


NC / Urbi et Orbi


Segundo o secretário de Estado da Educação Portugal é o País da OCE com menor taxa de acompanhamento dos professores e alunos do 1º ciclo, “sendo igualmente o País com piores resultado em Matemática”, pelo que “existe uma correlação altíssima entre o acompanhamento e os resultados”, sendo a Filândia líder em melhores resultados. Valter Lemos reforça que este programa deve centralizar-se sobretudo no acompanhamento. “O Governo tem estado atento a esta situação, e está a tomar diversas medidas políticas nesse sentido, algumas das quais amplamente criticadas”, acrescentando que “está a acontecer devido ao isolamento da maioria das escolas, existirem taxas de acompanhamento bastante baixas”. Com o lançamento deste programa, permite, “reforçar as competências na área da matemática, para que os professores tenham a possibilidade de melhorar a sua preparação, através de sistemas de acompanhamento, e não de formação”.
O presente programa de acompanhamento, “corresponde a uma prioridade nacional dentro do sistema de ensino, nomeadamente na área da matemática, considerada prioritária para o País”, sublinha o secretário de Estado da Educação, que anunciou o lançamento de outros programas. “Após a avaliação deste programa de matemática, serão lançadas outras áreas de formação, como por exemplo na disciplina de português”.