O cortejo académico voltou a inundar as ruas da cidade
Cumprir a tradição
Festa rija na Latada

A tradição ainda é o que era. Latada, Festival de Tunas e Pete Tha Zouk honraram mais uma vez a Recepção ao Caloiro da UBI.


Por Filipa Maio


Na passada quarta-feira, dia 19 de Outubro, as ruas da Covilhã encheram-se novamente de muita cor e alegria habituais no tradicional desfile da latada. Caloiros, lacaios, mestres, grão-mestres, veteranos desfilaram pela cidade cantado as músicas do seu curso. A euforia reinava fazendo as delícias dos miúdos e graúdos que estavam a assistir.
O desfile começou por volta das 14 horas em frente ao pólo 1 da UBI. Como é da praxe, o burro iniciou o desfile guarnecido de vinho, seguindo-se Economia, vencedor da latada do ano passado. Este ano o desfile teve um ritmo mais acelerado, terminando mais cedo. Mas isso não fez com que a excitação e a vontade de dar um golinho fosse menor. Garrafas e garrafões com mistelas indecifráveis fizeram a alegria de todos. “Os caloiros encarregados de ler o discurso têm escapatória” afirmaram duas caloiras do curso de Ciências da Comunicação para fugir a um golito de vinho. A presença das ambulâncias também não podia faltar para levar os que mais se aventuraram ao serviço de urgências do Centro Hospitalar. Por outro lado, para as crianças foi uma alegria ver todo o conjunto de cores e de carros alegóricos que passavam. “Dá-me o balão” gritava a Mariana já com a cara pintada das iniciais de vários cursos à porta do jardim-de-infância.
Acabado o desfile pelas ruas da cidade, a festa transferiu-se para o pavilhão da ANIL. O pavilhão esteve cheio para receber o Festival de Tunas. Este contou com a presença das tunas Copituna D'Oppidana do Instituto Politécnico da Guarda e EStuna da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco e das tunas da UBI: Moçoilas, Desertuna e Já B'UBI e Tokuskopos. Para não fugir à regra, mais uma vez os tunos exigiram aos responsáveis da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) que “matassem a sua sede” e levassem cerveja em grande quantidades para o palco. O público vibrou com as actuações continuando o ambiente de alegria vivido durante a tarde.
Os vencedores da latada deste ano foram os caloiros de Arquitectura, um curso com apenas três anos na UBI e que recebeu a notícia com grande excitação. O segundo e o terceiro lugar foram para Ciências Biomédicas e Medicina, respectivamente.
As tunas deram lugar ao dj convidado Pete Tha Zouk, um dos nomes mais sonantes do djiing nacional e internacional. Porém, os apreciadores de música electrónica ficaram desiludidos com o dj. “Estes agudos são insuportáveis” disse o Gonçalo Marques de Engenharia Electromecânica e ainda “É muito comercial e repetitivo” afirmou o André Gomes de Engenharia Civil. Mas, apesar das queixas, todos davam um pezinho de dança.