O evento serviu para aprofundar alguns conhecimentos sobre o processo de produção de papel
UBI aposta na cooperação
“Refining Workshop” é um dos frutos de uma longa relação

Durante dois dias o Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel levou a cabo um encontro de carácter científico destinado aos parceiros da TECNICELPA.


Por Lidiane Oliveira


“Refining Workshop” foi o título do encontro organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel que se realizou no Pólo das Engenharias de 26 a 28 de Outubro. O workshop foi dirigido aos sócios da TECNICELPA, em especial aos técnicos das indústrias do papel com o objectivo de permitir a especialistas e investigadores que trabalham no domínio da fabricação do papel, o aprofundamento e actualização de conhecimentos numa área específica, que é a refinação (uma fase do processo de fabricação de papel).
A TECNICELPA, Associação Portuguesa dos Técnicos das Industrias de Celulose e Papel é uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 1980 que tem como objectivo a promoção e aperfeiçoamento técnicoprofissional e científico dos seus associados no âmbito das indústrias de celulose e papel.
Para isso estabelece e incentiva contactos e intercâmbios de conhecimentos entre os associados, promove visitas, encontros, colóquios, cursos, seminários e divulga informação técnica.
Mantém também relações de produtiva colaboração com as Universidades, as empresas e outras instituições, contribuindo com aquilo que está ao seu alcance para tornar mais forte e competitivo um dos mais importantes sectores do tecido económico português.
Ana Paula Duarte professora do Departamento de Ciência e Tecnologia da UBI e membro do conselho directivo da TECNICELPA diz que a relação entre a UBI e a TECNICELPA “é uma relação muito antiga, desde a altura em que se criou o curso de Engenharia do Papel, relação esta que tem se mantido”. A UBI enquanto instituição “é sócia da TECNICELPA e todos os docentes do Departamento são sócios individuais”, adianta esta responsável.
Em relação à reciclagem de papel Ana Paula Duarte diz que o departamento tem alguns projectos a decorrer, nomeadamente projectos de investigação de alunos finalistas.