Segundo fontes governamentais, a Linha da Beira Baixa vai ficar electrificada em 2007
Guarda
Governo assegura linha modernizada em 2007

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, promete que a partir de 2007 o comboio circulará, entre a Guarda e Castelo Branco, por uma linha moderna. As obras irão custar 150 milhões de euros.


NC / Urbi et Orbi


O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou na passada segunda-feira, 7, na Guarda, que até 2007 será concluída a modernização da Linha-férrea da Beira Baixa, entre Castelo Branco e Guarda, estimada globalmente em 150 milhões de euros. O governante falava no acto de consignação da empreitada de sinalização da Linha da Beira Baixa, adjudicada à empresa Alcatel por mais de 16,5 milhões de euros.
As obras devem estar concluídas em Dezembro de 2007 e compreendem a construção de oito edifícios técnicos de suporte aos sistemas de sinalização e telecomunicações, a instalação, ensaios e manutenção do sistema de sinalização. Segundo a empresa responsável pela rede ferroviária portuguesa (REFER), as intervenções previstas têm como vantagem "a eliminação do erro humano e consequente aumento da segurança na circulação dos comboios, a redução do tempo de cruzamento das composições e de paragem nas estações, a optimização da exploração ferroviária, devido ao facto de permitir o cruzamento dos comboios em todas as estações e aumento da capacidade de tráfego". Nesta cerimónia foram ainda lançados três concursos públicos para supressão de 14 passagens de nível existentes no concelho de Castelo Branco e uma outra no concelho da Covilhã.
O ministro salienta que esta adjudicação surge na sequência da "uma promessa do primeiro-ministro quando, a 16 de Julho, inaugurou o troço electrificado entre Castelo Branco e Mouriscas". Mário Lino considera a modernização da Linha da Beira Baixa como um "projecto fundamental para o desenvolvimento da região, que vai proporcionar mais segurança rapidez e conforto". E sublinha que esta é mais uma iniciativa que vai contribuir " para a coesão social e económica do País.
O presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, reivindicou junto do ministro das Obras Públicas a criação de um terminal ferroviário para a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) em construção na Guarda. Trata-se de um empreendimento que, na sua óptica, constituirá "um importante elo na passagem de mercadorias de Portugal para a Comunidade (União Europeia) e vice-versa", abrangendo cerca de uma centena de hectares. Valente reivindicou anda a ligação directa entre a Linha da Beira Baixa e a da Beira, linhas que se cruzam na Guarda, de forma a facilitar as manobras e proporcionar maior rapidez e fluência de tráfego de comboios. Em declarações aos jornalistas, Mário Lino disse que estão a desenvolver-se estudos para a criação daquele ramal, salientando que o caso da PLIE "tem também a ver com as relações [de Portugal] com Espanha".