O último dia deste evento ficou reservado para uma conferência sobre a UBI e a cidade da Covilhã
Semana da Economia
UBI desenvolve a Covilhã

No fecho da X Semana de Economia, o vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Alberto Alçada Rosa falou do papel fundamental da UBI no crescimento económico e social da cidade.


Por Anabela Oliveira


No fecho de uma semana dedicada à Economia, realizou-se na passada quinta-feira, dia 10 de Novembro, o último debate com o tema “ A importância da UBI no desenvolvimento económico e social da Covilhã”. Ao contrário do que estava previsto no programa, o vereador da Câmara Municipal da Covilhã, João Esgalhado não esteve presente, segundo o que o Urbi apurou o motivo ficou a dever-se a “imprevistos camarários”.
“A sociedade covilhanense rejuvenesceu graças ao espírito jovem dos estudantes universitários. Se não fossem os estudantes a Covilhã seria uma cidade envelhecida como a maioria do interior” afirma o vice-presidente da câmara, Alçada Rosa, que veio representar a edilidade. “ Também em termos culturais não havia o mercado que há se não fosse a elite estudantil” diz.
Para Luís Pires Manso, Docente do Departamento de Gestão e Economia (DGE) da UBI e moderador da sessão, “a Economia não se restringe apenas a números, para entender esta ciência é necessário ir mais além”. O docente do DGE fala da sua experiência pessoal para mostrar a importância da UBI na cidade. Ele próprio veio para a Covilhã trabalhar “por causa da Universidade”. Contudo, Manso destaca a influência da UBI nos concelhos vizinhos. “O efeito da Universidade não se esgota na Covilhã. Os antigos alunos para além de se instalarem aqui também procuram concelhos vizinhos”, remata ainda este docente.
Também a nível arqueológico a UBI foi fundamental, nomeadamente, “na recuperação de edifícios industriais para a utilização de pólos universitários e ainda na restauração para fins de alojamento” diz Alçada Rosa. Na área comercial, segundo o vice-presidente, os efeitos estão bem visíveis, “a própria Sonae, com a abertura do novo centro comercial, também teve em conta o facto de a Covilhã ser uma cidade universitária, sendo que muitas das lojas desse novo espaço têm como público-alvo os estudantes.” Por estes motivos, o edil confirmou ao Urbi que a parceria entre a autarquia e a Universidade vai ser uma constante.
“Os benefícios para a região são inquestionáveis”. Foi com esta afirmação que se encerrou a sessão dedicado aos futuros economistas. No rescaldo da semana, Hélder Lima, presidente do Núcleo de Estudantes de Economia, mostra-se descontente com a fraca adesão dos estudantes. “Este ano é o último ano que será realizada a Semana de Economia. O previsto é para o ano fazer os debates num dia para conseguir atrair mais alunos. A sessão de quinta-feira foi a mais preenchida, talvez por o orador ser um antigo aluno, os estudantes sentiram-se mais próximos e interessados”, confirmou o responsável.