"Rubber Soul" ganha nova vida


Vários artistas


Não são novidade os álbuns de tributo a uma banda ou a um disco em especial. Quanto mais quando essa banda é o quarteto de Liverpool – Os Beatles. Normalmente a editora convida uma data de gente mais ou menos famosa para fazer a sua própria versão de uma qualquer música da banda, põe o disco à venda pelo Natal, e faz uns cobres para compensar as perdas de uma aposta arriscada.
Raramente tal disco se torna um fracasso, mas ainda mais raramente se torna um êxito de vendas. “This Bird Has Flown” não vai, quase de certeza, fugir à regra. Então o que o torna especial? Bem… trata-se, somente, de uma comemoração do 40 aniversário do lançamento de um dos mais aclamados, embora menos queridos, álbuns dos Beatles: “Rubber Soul”. Não é que seja especial, mas é certamente interessante. Até porque o casting da Razor & Tie, editora que promoveu o lançamento, deixou os habituais titulares deste tipo de trabalhos de fora. Chamou uma cambada de gente nova cheia de valor e alguns veteranos que há muito andam afastados das luzes da ribalta mas que ainda não perderam o jeito.
Para além disso, o disco tem exactamente o mesmo alinhamento que o original, mas acaba por parecer menos coerente, o que é normal dada as diferentes perspectivas dos músicos que o compõem. Desde o rock puro das Donnas em “Drive my car”, até à fantástica versão de “Run for your life”, pelos Cowboy Junkies, passando por “Word” em versão country de Mindy Smith, ou pelos trejeitos ska de Ted Leo em “I'm looking through you”, “This Bird Has Flown” é uma homenagem apropriada e, acima de tudo, honesta, a um dos mais incompreendidos discos dos Beatles.