Alguns alunos receberam as distinções das mãos de José Sócrates
Prémios e bolsas de mérito
Melhores alunos distinguidos

A comemoração dos 20 anos da UBI serviu também para premiar os melhores alunos dos diversos cursos com bolsas e prémios de mérito. Uma cerimónia que serviu também para destacar os doutorados no ano transacto.


Por Eduardo Alves


O dia foi de festa e de atribuição de prémios. Na comemoração dos 20 anos da UBI foram distribuídas diversas bolsas de mérito aos alunos que se distinguiram no seu percurso académico.
Na cerimónia, que contou com o patrocínio de várias empresas e instituições da região, foram entregues cartas doutorais, bem como medalhas a docentes e funcionários que completaram, em 30 de Abril de 2006, 20 anos de serviço ou que até esta data se aposentaram.
Manuel Santos Silva, reitor da UBI sublinha que “várias empresas têm contribuído para a universidade”. Nesta mesma cerimónia foi assinado um protocolo com o Banco Espírito Santo “no sentido de assinalar a doação que aquela instituição bancária fez à UBI. O BES “ofereceu todo o centro de controlo do novo edifício das Ciências da Saúde”.
No que respeita ao mecenato, Santos Silva refere que a ligação da UBI ao tecido empresarial da região e do País tem vindo a ser conseguida através de apoios de particulares à universidade, “tal como os responsáveis governamentais pedem”. Desta forma, no dia de aniversário da UBI foi também protocolada uma doação, por parte da Caixa Geral de Depósitos à UBI, “de uma verba significativa” que, segundo Santos Silva irá ser usada na aquisição de equipamentos para o Centro de Investigação de Ciências da Saúde.

Alunos apresentam protesto

No final da sessão solene, um grupo de alunos da UBI empunhava alguns cartazes onde mostrava o seu descontentamento perante o processo de atribuição de bolsas de mérito e prémios escolares. Segundo os estudantes, Aníbal Mota, aluno de Engenharia Aeronáutica, que alega ser “o melhor aluno de sempre deste curso”, com uma média de 17,2 valores, foi excluído de receber a sua bolsa de mérito em detrimento de um outro aluno cuja média é de 16 valores.