Por Catarina Rodrigues



As mostras de pintura estão integradas nas comemorações do 20º aniversário da UBI

No âmbito das comemorações do seu 20º aniversário, a UBI acolhe, até ao próximo dia 26 de Maio, várias exposições. “Olhares” é uma mostra de pintura da autoria de João Bugalho que pode ser apreciada na Galeria de Exposições Temporárias da Real Fábrica Veiga. Segundo Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios da UBI, “trata-se de uma obra de elevado apuro estético, que nos apresenta algumas das paisagens mais marcantes da vida do artista”.
João Bugalho nasceu em Lisboa a 9 de Junho de 1942, mas cedo mudou para Castelo de Vide. Nesta vila Alentejana viveu a infância e o início da adolescência e é aí que vai buscar muita da inspiração que deposita nas suas obras artísticas. Engenheiro Silvicultor, formado no Instituto Superior de Agronomia, João Bugalho frequentou mais tarde os cursos de Pintura da Sociedade Nacional de Belas-Artes e o curso de Pintura do Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa.
Depois de ter apresentado o seu trabalho no Luxemburgo, em Bruxelas, em Lisboa e em Castelo de Vide, o artista mostra agora a sua obra na UBI, onde estão patentes trabalhos como “Matinal”, “Além”, “Maré Baixa” e “Serranias”.
No mesmo espaço, da Galeria de Exposições Temporárias da Real Fábrica Veiga, localizado no núcleo museológico junto à ribeira da Goldra, onde t raços característicos do passado se misturam com o presente, é possível conhecer a mostra “No princípio é a lã, a cultura pastoral”. Esta exposição resulta de um trabalho desenvolvido por Victor Camisão que tem recolhido peças relacionadas com a vida dos pastores, dando agora a conhecer esses objectos. “Sempre gostei de etnografia, daí ter começado a recolher este tipo de peças”, explica. Hoje tem mais de 350 artigos relacionados com esta actividade e as exposições são uma forma de os dar a conhecer, mas também “uma maneira de preservar na memória das pessoas uma actividade cada vez menos vista, evitando que caia no esquecimento”.




Poesia aliada à pintura

A Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da Real Fábrica de Panos acolhe a exposição “Watermarks”, obra de um casal polaco a residir na Covilhã: a poetisa Kasia Krenz e o pintor Jacek Krenz, professor no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI. A mostra, pautada pela originalidade, conjuga a poesia e a pintura. Segundo Elisa Pinheiro esta exposição é “o resultado da simbiose perfeita das mundividências destes dois artistas polacos”.
Para além de terem sido integradas em mais um aniversário da UBI, estas exposições constituem também uma forma de assinalar o Dia Internacional dos Museus que se comemora no próximo dia 18 de Maio, e que este ano será subordinado ao tema “Os Museus e os Jovens”. Para o reitor, Manuel dos Santos Silva, “é um privilégio para a UBI poder propiciar estas iniciativas, a diferentes públicos, desde o universitário até ao que no âmbito do desenvolvimento das rotas de turismo cultural visita a Covilhã”.