"Na Estranha Casa de um Outro"
Esboço de uma biografia poética

No dia 27 de Abril, Rita Taborda Duarte lançou a sua mais recente obra. “Na Estranha Casa de um Outro: Esboço de uma biografia poética” foi escrito com o apoio de uma bolsa de criação literária atribuída pelo Ministério da Cultura. A apresentação do livro coube a Gabriel Magalhães, que falou dos sentimentos que experimentou ao ler uma obra grandiosa como esta.

Por Helena Mafra

A apresentação do livro ficou a cargo de Gabriel Magalhães, docente da UBI

“Uma palavra não dita vale um silêncio duas vezes mais pesado. Era o que pensava antes de decidir o dizer pelo não dizer. Por isso, falar significava calcular a solidez de uma palavra de modo a saber se o espaço, o momento em questão, suportaria determinada massa do silêncio”. Assim o escreveu Rita Taborda Duarte.
Este é um dos vário poemas que foram apresentados no lançamento de “Na Estranha Casa de um Outro: Esboço de uma biografia poética”. A obra foi apresentada por Gabriel Magalhães, docente da UBI, no passado dia 27 de Abril, no Anfiteatro da Biblioteca Central.
Gabriel Magalhães admitiu, a princípio, ter passado por duas fases no que diz respeito ao livro. A primeira, quando o sobrevoou e contemplou. Desde logo teve a sensação “ que estava diante de um livro extraordinário”, disse. Ao viajar pelo interior da obra, e já numa segunda fase, Gabriel Magalhães encontrou “uma poesia concentrada, de brevidade, que dá para pensar o próprio sentido”. Considerou, pois, que a autora repensa a questão do pensamento de uma forma inédita. Rira Taborda Duarte escreve, nesta obra, uma poesia oblíqua, subtil, onde se diz, através do desvio do dizer, deixando espaços em branco para que o leitor construa o seu próprio poema. “Das poesias que mais obrigam a pensar”, rematou o docente. Na análise que fez de “Na Estranha Casa de um Outro: Esboço de uma biografia poética”, Gabriel Magalhães elogiou uma poesia com tendências para o paradoxo, para a oposição entre a leveza e o peso, para abstracção e geometrização dos estados de espírito, em especial o sentido de humor.
“Na Estranha Casa de um Outro: Esboço de uma biografia poética” é a biografia do leitor, do autor, dos poetas presentes nos poemas que constroem a sequência do que deveria ser a vida de uma pessoa.
Para a autora, “falar do que se escreve é sempre complicado”. Porém, foi com admiração que reconheceu não conhecer a sua obra, antes de ter ouvido tal apresentação.
Rita Taborda Duarte nasceu em Lisboa, em 1973. Tem colaborado com poesia em revistas/jornais como Ópio, Bíblia, e Di Versos. Editados, tem dois livros de literatura infantil (A verdadeira história da Alice” e “A cidade dos macacos”) e um livro de poesia (“Poética Breve”). Actualmente Rita é professora de Literatura Portuguesa na UBI. O próximo livro já está à espera para ser editado e, também este, entra nos domínios da poesia. Rita Taborda Duarte apresenta-se, hoje em dia, como “uma das vozes mais interessantes da jovem poesia portuguesa”.