Paula Vicente esteve na UBI para falar sobre este projecto
Projecto 3EM
Plano amostral na UBI

No âmbito do Projecto 3EM, decorreu na sexta-feira passada uma conferência organizada pelo Departamento de Matemática e pelo Departamento de Psicologia e Educação da UBI. Investigadores do projecto e professores das escolas participantes marcaram presença. Paula Vicente, professora do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e de Empresa (ISCTE), foi a conferencista convidada, que expôs o “Plano Amostral do Projecto 3EM”.


Por Neuza Correia


O objectivo do Projecto 3 EM é desenvolver um modelo empírico de eficácia escolar no ensino e aprendizagem da Matemática, e tem por base a realização de um estudo longitudinal. Para o efeito são envolvidos alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico das escolas da Região da Cova da Beira, nomeadamente dos Concelhos de Belmonte, Fundão e Covilhã.
“Este é um projecto de investigação”, disse Eugénia Ferrão, Investigadora Responsável. A investigação é feita a partir de instrumentos de aferição de resultados em matemática, da aprendizagem em matemática, mas existem outros instrumentos importantes para esta avaliação como os instrumentos de auto - conceito, de nível intelectual, questionários de contexto e a trajectória escolar. São uma série de instrumentos de aplicação colectiva à excepção daqueles que se aplicam aos alunos de 1º ciclo, onde a aplicação é individual.
Paula Vicente (ISCTE) foi convidada para elaborar o plano amostral, que apresentou neste seminário. A amostra deste projecto tem como população alvo alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Foi seleccionada uma amostra de alunos dos 1º, 3º e 5º anos, para o ano lectivo de 2005/2006, os alunos são acompanhados ao longo do ano escolar, são observados no início e no final dos anos lectivos. O propósito é desenvolver um modelo empírico de eficácia escolar, que vise a identificação de factores intra-escolares, fundamentais na melhoria da qualidade da educação, em termos dos resultados escolares em Matemática e do processo ensino-aprendizagem.
Este projecto dedica-se mais às transições de ciclo que se revelam ser as mais problemáticas. Uma amostra pode ser escolhida relativamente à estratificação da população, são identificados sub-grupos homogéneos que é importante representar.
“A Escola é um conglomerado de alunos”, referiu Paula Vicente. A amostragem por conglomerados consiste na existência de selecção de grupos de elementos da população (conglomerados), até poder atingir uma amostra de indivíduos que se pretende estudar.
Paula Vicente afirmou que “há factores necessários a ter em conta para esta selecção da amostra”, esses factores são designados pela estratificação, que é feita através do Concelho, pela distribuição proporcional da amostra, por ciclo e por tipo de turma e pela distribuição não proporcional da amostra, por concelho.
Há uma estrutura do projecto que é constituída pela equipa de investigadores, uma equipa técnica, uma equipa de aplicadores e um Conselho Consultivo (órgão máximo). Eugénia Ferrão mostrou grande satisfação na grande adesão dos alunos, de Matemática e de Psicologia e Educação, ao projecto.”Só é possível operacionalizar todo este trabalho de campo com a ajuda de militantes alunos e de um número elevado de observados”referiu a professora.