A autarquia não quer o fim do intercidades
CP garante continuidade da ligação
Intercidades não deixa Covilhã

A reunião do executivo covilhanense, da passada sexta-feira, 6 de Maio, teve como ponto fundamental a possível suspensão do Intercidades que liga a Covilhã a Lisboa.


Por Eduardo Alves


A equipa camarária covilhanense aprovou uma moção de repúdio que será enviada à CP. O documento é baseado em algumas notícias que têm vindo a público nas últimas semanas e que falam num possível fim da ligação entre Covilhã e Lisboa pelo comboio Intercidades.
O documento que “está totalmente contra esta intenção” foi explicado pelo chefe do executivo, o social-democrata, Carlos Pinto. Para o edil covilhanense, “com este documento queremos demonstrar à CP a nossa preocupação com o encerramento de mais esta ligação”. Segundo o autarca, se existe um decréscimo de passageiros no comboio “a CP é a responsável”. Isto porque, no entender do social-democrata, a empresa responsável pelos caminhos de ferros portugueses “não tem investido nesta linha, da mesma forma que faz noutros pontos do País”. O edil vai mais longe e diz mesmo que “não faz sentido que se esteja a anunciar a electrificação da Linha da Beira Baixa até à Guarda” e se queira retirar a ligação da Covilhã.
Para Miguel Nascimento, vereador socialista na oposição, “esta é uma das medidas que não se irá concretizar”. Nascimento, que também votou a favor da moção de repúdio pela intenção da CP, diz que esta seria “um disparate”, até porque, “a política do governo tem sido a de investir nesta ligação e não de abandoná-la”.
Durante a semana, a CP fez saber que estas medidas não passam de meros estudos e que a ligação do Intercidades na Covilhã não irá terminar.
Durante a reunião de trabalho, os eleitos pelo PS apresentaram também dois documentos para aprovação. O primeiro foi uma moção de congratulação pela recente inauguração da Faculdade de Ciências da Saúde, na cidade. O segundo é um louvor “por todo o trabalho que a UBI tem feito na Covilhã e na região”, explica Nascimento.