A mais recente peça do Teatr'UBI ganhou um prémio em Espanha
Teatr'UBI
“O Corvo” voa mais alto em Espanha

O Grupo de Teatro Universitário da UBI, “Teatr'UBI” recebeu um dos mais importantes prémios no círculo do teatro amador. A mais recente do grupo da UBI mereceu o principal galardão do Festival de Ourense, o “Prémio do Júri”.


Por Eduardo Alves


A participação do Teatr'UBI na XI edição da Mostra Internacional de Teatro Universitário de Ourense (MITEU), na Galiza, foi reconhecida com o mais importante troféu desta iniciativa. “O Corvo”, a mais recente peça do Teatr'UBI conquistou o “Prémio de Júri” nesta mostra de teatro internacional. Para além desta distinção, a peça do grupo covilhanense mereceu também um forte destaque por parte do público.
Segundo Rui Pires, este é o prémio “mais desejado do festival”. Uma distinção atribuída por um conjunto de individualidades daquela cidade galega “e ligadas profissionalmente ao teatro e a outras manifestações artísticas”. Segundo Pires, o MITEU é um dos certames de teatro universitário mais importantes “não só da Europa como também do mundo”, onde já participaram grupos vindos dos quatro cantos do planeta. Na edição deste ano estavam a concurso 25 grupos de teatro, onde se contavam alguns profissionais, vindos de diversas universidades espanholas, um grupo da Costa do Marfim e outro de Salvador. De Portugal, para além do Teatr'UBi participou também o GRETUA, da Universidade de Aveiro.
O grupo de teatro da UBI é já um tradicional participante no festival de Ourense. Das 11 edições do MITEU, o Teatr'UBI marcou presença em nove. O prémio que agora conquistou tinha já sido atribuído ao grupo serrano em 1999 e em 2001, o Teatr'UBI ganhou também uma Menção Honrosa, neste mesmo evento espanhol. O prémio que agora foi atribuído ao Teatr'UBI contempla atribuição de uma quantia de 900 euros e uma escultura.
“O Corvo” estreou no passado mês de Fevereiro, na Covilhã e até ao momento já foi visto por mais de mil e 500 pessoas. Neste momento, o Teatr'UBI está a promover o tour “Nunca Mais”, que teve início em Abril, e levou já “O Corvo” às cidades de Lisboa, Aveiro, a Coruña, em Espanha, Albi, em França, onde obteve também um segundo lugar num festival de teatro onde participaram dez grupos.
Todo o grupo está agora de parabéns, mas Rui Pires, responsável pelo Teatr'UBI refere que a angariação de fundos para participar nos festivais da Costa Rica, Argentina e México, continua. Isto porque, a falta de financiamento já fez com o Teatr'UBI tivesse de recusar convites para estar presente em festivais do Brasil e Marrocos.