Peregrinação de Barnabé das Índias


Mário Cláudio

È um romance que tem por base as viagens realizadas por Vasco da Gama que está encerrado nas quase 300 páginas deste livro. Descritivo, minucioso e, acima de tudo, realista, Maria Cláudio apresenta uma obra de extrema importância no que respeita à história de Portugal.
Um trabalho que começou por ser esboçado no livro Itinerários , onde o escritor nortenho cria o Barnabé. Personagem central deste livro. Barnabé aparece agora na Peregrinação como mestre cozinheiro de uma nau que parte rumo ao Brasil. Nascido no concelho de Lamego, judeu de raiz e cristão forçado, este marinheiro acaba por ser um retracto das personagens que povoavam aqueles barcos que tinham um destino incerto. Mário Claúdio acaba por cruzar os destinos de Barnabé com os de Vasco da Gama e reúne neste livro “uma oculta viagem que deve ser relata aos que possuírem ouvidos para ouvir”.
Nesta viagem alucinante, por mares repletos de perigos e incertezas, tão depressa as personagens revelam o que lhes vai na alma, como se fecham e debatem entre si e com o mar, o enorme mar que parece nunca ter fim. Mário Cláudio reúne nesta obra diversas interpretações de diferentes textos históricos sem conferir as precisões factuais a que estes estão obrigados, dando assim uma visão diferente dos feitos portugueses.