Passeios pedestres
Parque Natural comemora 30 anos

O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) vai assinalar os 30 anos do organismo, dia 16 de Julho, com a organização de caminhadas a partir de seis percursos pedestres. Um a partir de cada concelho que faz parte desta reserva. Trata-se de maneira diferente de comemorar a data com o objectivo de dar a conhecer a serra numa perspectiva diferente do asfalto.


NC/Urbi et Orbi

O PNSE foi criado há três décadas para proteger a Serra da Estrela

O anúncio foi feito na passada semana, na Covilhã, pelo director do PNSE, Fernando Matos, durante o seminário sobre a “Gestão e Conservação de Habitats Prioritários no Sítio da Serra da Estrela” e a iniciativa marca a reformulação do livro de percursos do parque.
“Vamos também tentar fazer um passeio de acesso universal, para ser feito por pessoas com deficiência. Vamos tentar e pedir a colaboração talvez da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), para nos ajudar a fazer as marcações de modo a que as pessoas possam passar por determinados habitats”, adianta Fernando Matos.
Os percursos, a sair de sítios diferentes, tem como ponto de concentração o Vale do Rossim, por ser um “local central com estruturas de apoio”. O reconhecimento dos caminhos está a ser feito por vigilantes da natureza e os percursos vão ser identificados pelo tempo de duração e grau de dificuldade. “Queremos que durem entre hora e meia, duas horas”, diz Fernando Matos.
Alguns dos trajectos serão mistos. Feitos parte de autocarro e o restante a pé, para não se tornarem muito longos. É o caso do que vai acontecer com o que sai da Covilhã. “Está previsto que saia um autocarro da Covilhã até ao cume e segue-se do cume para o Vale do Rossim a pé”, informa.