A manutenção e gestão de activos estiveram em destaque nesta conferência
Conferência de Electromecânica
Vítor Ribeirinha apresenta Int'graal

O engenheiro Vítor Ribeirinha veio à UBI e falou da manutenção e gestão de activos. Na conferência mostrou as potencialidades do programa Int'graal, um suporte para a gestão de activos.


Por Cátia Felício


“Manutenção assistida por computador” foi o ponto de partida para a conferência de electromecânica, realizada dia 24 de Maio, no anfiteatro 8.1. “O que é que o sistema deve permitir?” Vítor Ribeirinha, engenheiro da empresa Manutenção Informatizada e Tecnologia (MIIT) explicou que “deve permitir o elevado controlo, técnico e financeiro, sobre todas as acções de manutenção”. O objectivo é potenciar a optimização dos planos de manutenção.
De modo que seja possível a gestão diária e as interligações com outros sistemas de manutenção, “o sistema poderá ter vários módulos “satélites”. No caso do módulo manutenção e gestão de activos, Vítor Ribeirinha apresentou o programa Int'graal, que inclui vários módulos, entre eles um módulo de equipamentos, um de meios, outro de obras e até materiais.
O programa pode ser encomendado por qualquer empresa e é constituído por um núcleo central e três módulos satélites. Quanto à polivalência, o orador disse que permite cobrir várias áreas. E “não deve ser a empresa a adaptar-se à aplicação. O que fizemos é tentar adaptar a aplicação à empresa, para evitar que haja atrito”.
Para o engenheiro, o problema de muitas empresas é que não sabem o que querem. “Sabem que querem um sistema de manutenção, mas não sabem para que é que o querem”. A solução? Vítor Ribeirinha aconselha que a empresa deve ver se o sistema se enquadra ou não no seu funcionamento normal.
Adiantou ainda que deve ter-se em atenção a óptica dos custos e a da técnica. E exemplificou que a óptica de custos toca, por exemplo, no caso da não manutenção. Ou seja, as consequências de não intervir.
O sistema de gestão de manutenção, de acordo com o engenheiro, deve ter várias ópticas: a óptica de meios, a de materiais, a de obras, a de análise e a biblioteca, entre outras.