A morte de Carlos Gardel


António Lobo Antunes

Este é o último de três livros que analisa a personalidade. A ruptura com o mundo, o desespero e, mais importante ainda, o deixar de acreditar em vários ideais e modos de vida são aspectos que estão presentes nas diversas personagens que povoam as mais de três centenas de páginas deste livro.
Redigido num período de alguma conturbação pessoal e emocional, este livro marca um dos pontos de viragem na escrita de Lobo Antunes. O autor referiu mesmo na época que se tratava de uma obra que fala “da morte de mitos, de ideias e de aspirações românticas que desapareceram”.
O livro pretende juntar uma série de episódios, de experiências da vida quotidiana, dando uma importância diferente ao detalhe, aos momentos de ternura, de culpa, de remorso e a tudo o que o ser humano sente no relacionamento com os seus semelhantes.
A morte de um rapaz com sentimentos intensos, tudo o que esse episódio vai provocar nas pessoas que lhe estavam mais próximas, a quem não lhe correspondia o amor, são também fase marcantes desta obra.