Voltar à Página da edicao n. 390 de 2007-07-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Trupilariante na Avenida Europa

"Covilhã em Festa" sai à rua

Freguesias e associações do concelho da Covilhã participaram no final da tarde de sábado no primeiro desfile com o título “Covilhã em Festa”.A avenida Europa encheu-se de gente para assistir à iniciativa.

> Ricardo Morais

Mais de mil pessoas participaram na tarde de sábado num desfile que encheu as ruas da Covilhã de música, cor e alegria. 17 Juntas de Freguesia do concelho e cerca de 58 associações desfilaram, num cortejo que mostrou a história e as tradições da Covilhã.
O inicio do desfile estava marcado para as 18h00, com saída da Escola Quinta das Palmeiras. Depois de muito trabalho para se organizarem no recinto da escola, o cortejo lá começou. Os motards do Moto Clube da Covilhã fizeram as honras e foram os primeiros a sair da escola. Seguiram-se as personagens de fantasia como a Borboleta Gigante perseguida pela Aranha Gulosa, um Elfo Brincalhão no seu monociclo, acompanhado pela Vaidosa Avestruz, o seu Cavaleiro e pelo Dragão Cor-de-Rosa, o Homem Mais Alto do Mundo e Palhaços de Retalhos, que fizeram as delicias das crianças.
Depois das animações desfilaram os respectivos carros alegóricos das diversas associações, de todas as freguesias e órgãos institucionais do concelho. Nos carros alegóricos estiveram representadas todas as profissões da cidade. A neve, elemento tão caracteristico da região, não foi esquecida. Ao longo do percurso vários canhões de neve foram refrescando os presentes. A fechar o desfile seguia o carro alegórico com o brasão da cidade, com o logótipo "Covilhã em Festa"e de todas as freguesias do concelho.
O desfile percorreu a Avenida Europa e seguiu em direcção ao recinto da ANIL. O "Covilhã em Festa" continuou com o Mega Churrasco em frente ao pavilhão. Posteriormente seguiu-se a animação com um espectáculo de música latina a cargo do grupo de música latina, D’Tácon, nas traseiras do pavilhão. Pelas 24h00 teve inicio o espectáculo de águas dançantes, pela primeira vez na Covilhã, e um espectáculo de pirotecnia, já no Jardim do Lago. A festa prolongou-se pela noite dentro ao som de DJ’s convidados, Louren Cox e Eduardo.
Integrada nas comemorações da Feira de São Tiago e no fim de semana em que decorre a Covifeira, esta iniciativa patrocinada pela Câmara Municipal da Covilhã pretende ser uma atracção anual, servindo esta primeira edição como uma experiência. Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, tinha apresentado o "Covilhã em Festa" como um evento que "reúne iniciativas dispersas pelo concelho, ao longo do ano, e é uma simbiose entre os antigos cortejos de oferendas e os eventos modernos, com música, cor e alegria, juntando a gastronomia no final". Para o ano, a autarquia espera contar ainda com "mais participantes e novas ideias".

 



Trupilariante na Avenida Europa
Trupilariante na Avenida Europa


Data de publicação: 2007-07-24 00:10:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior